Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Defesa de Adail Filho vai recorrer no TSE sobre cassação; nova eleição segue sem data

Nesta semana, o TRE-AM negou os embargos protocolados por Adail Filho e Keitton Pinheiro e manteve o afastamento dos cargos

Defesa de Adail Filho vai recorrer no TSE sobre cassação; nova eleição segue sem data

Foto: arquivo pessoal / Facebook

A Corte do Tribunal Regional (TRE-AM) votou, nessa quinta-feira (4), pela manutenção da cassação da candidatura do ex-prefeito de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), Adail Filho, por entender que ele exerceria, no município, um terceiro mandato familiar.

A defesa de Adail Filho, representada pelo advogado Daniel Nogueira, confirmou que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cassação já havia sido realizada em dezembro do ano passado, e o vice de Adail Filho, Keitton Pinheiro, também teve a candidatura cassada.

Leia mais: Eleição suplementar em Coari segue sem data e pandemia pode ser mais um entrave

De acordo com a decisão anterior, uma nova eleição deveria ser realizada entre o período de 20 a 40 dias, o que ainda não aconteceu.

Embora tenha sido mantida a decisão de um novo pleito eleitoral no município, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não divulgou a data para que ocorra o processo.

Questionados pelo Portal Amazonas 1, de como serão os trâmites, o TRE-AM não respondeu às perguntas feitas via e-mail; espaço fica aberto para quaisquer esclarecimentos futuros.

Leia mais: Justiça Eleitoral mantém cassação de Adail Filho em Coari

Nesta semana, a Corte negou os embargos protocolados por Adail Filho e Keitton Pinheiro, de que haviam omissões no acórdão quanto ao caráter sub judice, uma vez que a candidatura de Adail Pinheiro, pai de Adail Filho, já havia sido interrompida, tirando a característica dos três mandatos consecutivos pelos Pinheiros em Coari.

Confira a decisão: