Manaus, 21 de janeiro de 2025
×
Manaus, 21 de janeiro de 2025

Cidades

Denúncia de fraude do diesel, em Manaus, vai parar na Justiça

Denúncia de fraude do diesel, em Manaus, vai parar na Justiça

Manaus - 31/10/2016 Transporte coletivo Foto. Marinho Ramos / Semcom

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) ajuizou ação criminal, por injúria e difamação, contra o vereador de Manaus Marcelo Serafim (PSB), que disse que as empresas de ônibus estão “comprando menos combustível que o lançado na planilha e isso sugere que, antes, o excedente pode ter sido vendido a postos de Manaus”. O diesel para as empresas era subsidiado pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Manaus.

Segundo Marcelo Serafim, além de não comprovarem de fato os gastos reais, as empresas de transporte coletivo ‘mentiam’ quando diziam que comprovavam 1 milhão de litros de combustível por mês e que essa quantidade seria usada para manter a frota rodando na cidade”. Na ação, o Sinetram pede que o vereador seja interpelado a apresentar o nome do agentes, locais e datas do desvio de diesel que ele disse ocorrer.

Preço da tarifa aumentou duas vezes, neste ano, em Manaus/Semcom

O Sinetran informou que, em fevereiro, as concessionárias que operam o sistema de transporte em Manaus utilizaram parte do estoque de diesel adquirida em janeiro e, por ter um dia a menos que 2016, a frota rodou menos quilômetros. Em janeiro, último mês da desoneração do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), as empresas fizeram investimento na compra de diesel e deixaram em estoque. Por consequência, a compra em fevereiro foi menor. E que todos os dados de compras do combustível são monitorados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e foram autorizados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).