Manaus (AM) – A deputada estadual Joana Darc (UB) deu à luz a sua filha, Ana Darc, nessa quarta-feira (27). A parlamentar decidiu pelo parto humanizado em casa, com uma equipe médica particular, mesmo com nove maternidades públicas à sua disposição somente na capital.
Entre elas, a maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste da cidade; a maternidade Doutor Moura Tapajóz, na zona Oeste; maternidade Alvorada, também na zona Oeste; maternidade Azilda da Silva Mareiro, na zona Norte.
Por meio de suas redes sociais, Joana divulgou o nascimento da criança e disse estar muito orgulhosa de si por conseguir “parir normal”. “Estou muito orgulhosa de mim, consegui novamente parir normal, parto domiciliar e natural com a presença do melhor papai do mundo @aldenorlima e o irmãozinho @joaquimdarc21“.
Joana decidiu ainda não mostrar o rosto da criança, pois segundo ela, esse momento, que é “tão íntimo” e delicado, é direito seu e de sua família. A deputada também pede que todos possam respeitar o seu momento de resguardo.
“Espero que as pessoas respeitem o nosso resguardo e deixem qualquer tipo de maldade, perseguição, notícias fora do contexto e o que quer que seja para depois desse momento tão delicado que é nosso por direito e no qual focaremos toda nossa energia para o acolhimento dela”.
Agora, Joana está de licença-maternidade e deve voltar depois de seis meses para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), próximo da realização das eleições municipais.
Além dela, a deputada estadual Mayra Dias, que também deu à luz sua filha, Maya Dias, está de licença-maternidade.
Políticos devem usar o SUS?
Uma enquete realizada pelo Portal AM1, nas redes sociais, que questionou os internautas se os políticos do Amazonas devem usar o Sistema Único de Saúde (SUS), teve o posicionamento do vereador Rodrigo Guedes (Podemos).
O político afirmou que usa o SUS 99% das vezes que precisa, mas que sua filha não, pois tem plano de saúde e é um direito dele proporcionar à criança o melhor. O parlamentar ainda critica os políticos que se elegeram com assistencialismo, que segundo ele, fazem pouco caso com a saúde pública.
Confira o posicionamento do vereador na íntegra:
“Eu uso o serviço público, não tenho plano e praticamente 99% das vezes que precisei usei o SUS. Mas minha filha tem plano por que ninguém pode renunciar ao direito/dever de querer o melhor para o seu filho, sendo político ou não. Acho que é um problema muito mais complexo. A maioria dos políticos se elege com assistencialismo (inclusive animal e religioso) ou compra de votos/muito dinheiro na eleição/máquina pública. Esses que se elegem assim são os que irão fazer o descaso na saúde. Só o povo pode mudar estas realidades e tem que começar na eleição”.
LEIA MAIS:
- Com a chegada de Maya, cresce a família de Bi Garcia e Mayra Dias
- Grávida do 2º filho, Joana Darc diz que criança não será sustentada pelo povo
- Onde foi parar o pedido de cassação de Joana Darc na Aleam?
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.