Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

Deputada Joana Darc se afasta do cargo e Aleam fica sem líder de governo

Joana Darc se afastou do cargo de deputada após receber recomendação médica para evitar o parto prematuro de seu primogênito

Deputada Joana Darc se afasta do cargo e Aleam fica sem líder de governo

O cenário da liderança de governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está indefinido no momento. Isso porque a deputada Joana Darc (PL), que é a atual líder do governo Wilson Lima (PSC) na Aleam, está afastada do cargo de parlamentar por recomendações médicas devido a sua gravidez.

Joana Darc vai permanecer afastada da Aleam, visto que ela ainda vai cumprir o período de licença maternidade. A deputada espera uma criança com síndrome de Down, com a gravidez considerada de risco em caso de parto prematuro.

Por ordem, na ausência da líder na Casa, quem deveria assumir a representação do governador Wilson Lima (PSC) na Assembleia seria o vice-líder, que é o deputado Saullo Vianna (PTB). Apesar dessa ordem, o próprio deputado Saullo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

A reportagem do Portal AM1 buscou o parlamentar para um posicionamento, porém, nem ele, nem a assessoria quiseram comentar o assunto até o fechamento da matéria.

Leia mais: Aleam forma quórum e aprova suspensão do recesso dos deputados

Outra pessoa que poderia substituir Joana Darc é a deputada Alessandra Campêlo (MDB), que frequentemente, ao lado de Joana Darc, se coloca na linha de frente contra os deputados que fazem oposição a Wilson Lima na Aleam. Nos últimos tempos, no entanto, a deputada estaria atuando à distância. Mesmo com o pleito em recesso, houve reuniões extraordinárias na Casa Legislativa, onde, inclusive, foi aprovada a suspensão do recesso parlamentar e ela não esteve presente.

De acordo com a sua assessoria, a deputada Alessandra tem atuado nas últimas sessões extraordinárias somente por meio de seu gabinete. Recentemente, a parlamentar perdeu o irmão, Adriano Campêlo, vítima da covid-19.