Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Deputado propõe Título de Cidadão do Amazonas a governador de São Paulo

Tarcísio Gomes de Freitas foi responsável por decisão equivocada na logística, em 2021, que atrasou a chegada de oxigênio a Manaus.

Deputado propõe Título de Cidadão do Amazonas a governador de São Paulo

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Manaus (AM) – O deputado Dr. George Lins (UB) quer conceder, em sessão especial, o título de Cidadão do Amazonas e a Medalha Ruy Araújo ao governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), responsável por decisão equivocada na logística em janeiro de 2021, que atrasou em até 66 horas a chegada de 160 mil m³ de oxigênio a Manaus. Na época, Tarcísio era ministro da Infraestrutura.

Nesse período, a capital do Amazonas vivenciou – nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021 – o colapso no sistema de saúde em decorrência da falta do oxigênio. Na corrida por salvar pacientes internados, familiares tentavam comprar cilindros de oxigênio por conta própria.

No documento protocolado pelo parlamentar nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado justifica “ser uma homenagem também bastante justa pelos brilhantes serviços prestados por Tarcísio ao Amazonas e à região amazônica”.

No entanto, quando ainda era ministro, Tarcísio não cumpriu a promessa de asfaltar a BR-319, pauta muito utilizada pelos políticos para garantir votos durante as campanhas eleitorais ou mesmo para acusar opositores.

Segundo o deputado, “Tarcísio de Freitas, enquanto ministro de Estado, jamais se intimidou diante do imbróglio e moveu todos os esforços possíveis para a pavimentação do chamado lote C, juntamente ao trecho compreendido entre o km 250 e o km 655, o polêmico Trecho do Meio da BR-319”, porém, a medida nunca saiu do papel.

Ataques contra a ZFM

Durante a campanha para a Prefeitura de São Paulo, Tarcísio prometeu implementar a reforma tributária, com revisão da política de substituição tributária e ICMS do Estado – o que atrairia empresas e acarretaria enfraquecimento da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Outra pauta que prejudicaria a ZFM, defendida por Tarcísio, era a criação de mecanismos para atrair empresas e startups de tecnologia para implementar um polo tecnológico, o que também afetaria a ZFM.

Com todo esse currículo negativo, o deputado diz acreditar que o governador de São Paulo merece, de forma imperativa, que “esse reconhecimento seja evidenciado, por exemplo, com a concessão do Título de Cidadão do Amazonas, distinguindo uma ilustre personalidade cujo amor e devoção às grandes causas do Estado ficaram patentes.”

Nascido no Estado do Rio de Janeiro, Tarcísio de Freitas morou lá até os dois anos, passando a residir depois no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amazonas, onde morou nas cidades de Caapiranga, Codajás, Manacapuru, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos.

LEIA MAIS: