Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Deputados antecipam fim de semana e esvaziam plenário na Aleam nesta quinta

Desde o mês de setembro deste ano, os deputados deixaram várias sessões sem debates, de acordo com o levantamento do site

Deputados antecipam fim de semana e esvaziam plenário na Aleam nesta quinta

Foto: Beatriz Araújo

MANAUS (AM) – Como de costume, os deputados estaduais decidiram antecipar o fim de semana e deixaram a sessão plenária desta quinta-feira (2) vazia na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Devido à baixa presença dos deputados, os trabalhos no plenário duraram apenas uma hora e 16 minutos.

Conforme apontado pelo Portal Amazonas1 nos últimos meses, a Assembleia legislativa tem registrado um alto índice de sessões parlamentares ”vazias”, isso porque os deputados insistem em manter o sistema virtual para realizar as atividades plenárias.

Desde o mês de setembro deste ano, os deputados deixaram várias sessões sem debates, de acordo com o levantamento do site.

Leia mais: Deputados insistem em sessões híbridas e Aleam segue a passos de tartaruga

Nesta quinta-feira, a situação não foi diferente, dos 24 deputados, apenas 17 estiveram presentes na sessão; porém, a maioria de forma virtual. De forma física, apenas seis deputados estavam no Plenário Ruy Araújo.

Pelo regimento da Casa, as votações de projetos e requerimentos ocorrem todas as quartas, todavia, os demais dias são destinados para que os deputados discutam temas de interesse da população, bem como para que apresentem novos projetos.

Brechas

A principal justificativa para a ausência, além da falta de comprometimento dos deputados, é o sistema híbrido da Aleam. O sistema virtual foi adotado em 2020, devido à pandemia e altos índices de contágio do vírus em Manaus.

Na época, a ferramenta que permite os deputados realizarem sessões de forma virtual era defendida como atividade fundamental, uma vez que projetos para conter a pandemia precisavam ser aprovados pela Casa legislativa.

Porém, de lá para cá, o cenário mudou e o que parecia ser uma medida eficaz está causando transtornos na atividade do Parlamento.

Os transtornos levaram o deputado Sinésio Campos a apresentar um requerimento que acaba com as sessões híbridas na Casa.

“Eu estou apresentando requerimento para que as sessões retornem no modo 100% presencial. Isso não tem mais fundamento, as escolas estão presenciais, o sistema de saúde também, outros órgãos já retornaram, então não tem por que razões os deputados estarem em casa. Deputado precisa estar no plenário participando dos trabalhos! ”, considerou.

Após vários debates sobre o tema, Roberto Cidade marcou para a próxima terça-feira (7) uma reunião interna para definir qual modalidade será adotada nas sessões do próximo ano.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.