Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Deputados do AM repudiam atos violentos na campanha eleitoral e revelam preocupação

As agressões ao deputado Roberto Cidade (UB) e contra a jornalista Vera Magalhães foram alguns dos atos repudiados na Aleam.

Deputados do AM repudiam atos violentos na campanha eleitoral e revelam preocupação

(Foto: Reprodução/Aleam)

MANAUS – Parlamentares usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nos últimos dias, para repudiar atos violentos praticados com motivação política. As recentes agressões contra o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), e contra a jornalista Vera Magalhães foram algumas das ações repudiadas.

Nesta quarta-feira (14), o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou que a campanha eleitoral está virando uma “praça de guerra”. Ele se solidarizou com a jornalista que sofreu agressões verbais de um político bolsonarista em São Paulo, e com Cidade, que foi agredido pelo prefeito de Borba, Simão Peixoto, na semana passada.

Roberto Cidade e Peixoto são adversários políticos. As desavenças, todavia, se acentuaram nos últimos meses devido ao deputado e candidato à reeleição ter negado apoio ao prefeito de Borba. Simão Peixoto (PP) já é conhecido por querer resolver problemas com agressão física. No ano passado, Peixoto foi ao ring com um homem conhecido como ‘Mirico’, por não aceitar críticas.

Agressão contra Cidade foi filmada (Foto: Reprodução)

“A campanha eleitoral no Brasil, como um todo, e em particular no nosso Estado, está virando uma praça de guerra, o que aconteceu com vossa excelência [Roberto Cidade] no município de Borba foi algo muito grave, mas eu vejo que no Brasil afora tem acontecido assassinato e, ontem, no debate, houve uma cena deplorável”, disse Serafim.

Leia mais: Deputado ofende Vera Magalhães durante debate em SP

O parlamentar afirmou que é preciso “trazer a campanha para um nível de equilíbrio”. Assim como ele, Roberto Cidade usou a tribuna da Aleam, na terça-feira (13), para falar sobre a violência que sofreu vinda do prefeito de Borba. Peixoto deu um soco no deputado durante um evento de campanha.

“A política tem uns sabores amargos e tem algumas coisas que nós temos que engolir. Mas a gente não pode ficar calado e deixar as coisas ficarem impunes. Eu repudio muito, estou indignado. Eu confesso a vocês que eu já pensei em fazer coisas que não cabem a mim como homem”, admitiu o parlamentar. 

Leia mais: Vídeo: prefeito de Borba dá soco em deputado Roberto Cidade

Durante a sessão, vários deputados se solidarizaram com o presidente da Casa. “O que constatamos em Borba é a barbárie. É a intolerância com o contrário. É a intolerância daqueles que não respeitam uma visão política diferente”, disse o deputado Sinésio Campos (PT). 

Ele também lembrou do caso do militante do PT, Marcelo Arruda, morto em Foz do Iguaçu durante sua festa de aniversário, que tinha como tema o ex-presidente Lula, pelo policial penal, Jorge Guaranho, que é bolsonarista declarado. “Se fosse com arma, como aconteceu em outros casos?”, questionou o petista.

Assista ao momento em que Cidade leva um soco do prefeito de Borba: