Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Desembargador nega liminar ao MP e derruba pedido de prisão de David Almeida

Desembargador Délcio Santos indeferiu, nessa sexta-feira, pedido de prisão preventiva do prefeito de Manaus, David Almeida, apresentado pelo MP-AM

Desembargador nega liminar ao MP e derruba pedido de prisão de David Almeida

Foto: Márcio Silva / Portal Amazonas1

O desembargador Délcio Luis Santos negou, nessa sexta-feira (29), o pedido feito pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), contra decisão judicial que declinou a competência da Justiça do Estado para a Justiça Federal sobre a prisão preventiva do prefeito de Manaus, David Almeida.

Leia mais: TJAM se diz incompetente e joga para Justiça Federal pedido de prisão de David Almeida

Pedido foi feito pelo MP no último dia 27 e requeria, também, afastamento de cargo público e medidas de busca e apreensão, contra o prefeito David Almeida; a secretária municipal de Saúde (Semsa), Shadia Fraxe e o secretário municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), por sua vez, declinou a competência sobre o julgamento do caso para a Justiça Federal, conforme decisão do desembargador plantonista José Hamilton Saraiva dos Santos.

Pela decisão do desembargador Délcio, que é relator da ação, foi indeferido o pedido de prisão ao prefeito David Almeida por possível crime de desvio de vacinas e ‘fula-fila’ no plano de vacinação de Manaus.

No pedido, o MP-AM alega que o desembargador José Hamilton dos Santos proferiu decisão teratológica (mal concebida) ao declinar da competência em favor do Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF1.