Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

Tráfico abre nova cicatriz e deixa rastro de destruição

Tráfico abre nova cicatriz e deixa rastro de destruição

(Josemar Antunes / Amazonas1)

Mais um fim de semana de crimes abalou a cidade, especialmente a chacina de cinco familiares, entre eles dois adolescentes. Como na maioria dos casos, a situação resulta da disputa pelo tráfico de drogas que deixa um rastro de destruição.

Vidas são ceifadas apenas para dar ‘recado’ para facções rivais. Quanto maior a crueldade de um lado, maior será a vingança do outro, aumentando a escalada da violência que deixa a população refém. O clima de faroeste é alimentado por um negócio que não enfrentou crise, mesmo nos anos mais difíceis para o trabalhador conseguir emprego.

A venda se ramifica alimentada por consumidores de drogas que lavam as mãos para as consequências de seus atos, tornando o ‘negócio’ mais próspero para os grupos criminosos.

O tráfico se proliferou na cidade como uma erva daninha a contaminar, principalmente, os jovens das famílias que moram próximo desses pontos de vendas com a ilusão de obter dinheiro ‘fácil’. Sem uma inteligência eficiente, o quadro policial age após a casa ser assaltada, como se diz no jargão popular.

 

Caapiranga

A Prefeitura de Caapiranga está na mira do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), ao denunciar que a administração desviou valores de empréstimos consignados de servidores para custear as despesas do município.

 

Extinção

O deputado Cabo Maciel (PL) é contra a ampliação da Área Proteção Ambiental (APA) em Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara por suprimir terras de produtores para proteção do sauim-de-coleira, primata símbolo de Manaus, em risco de extinção, espécie que só ocorre nessa região.

Filão

Com as novas regras da Previdência, multiplicou a oferta de cursos e treinamentos sobre o tema com especialistas em legislação trabalhista e previdenciária.

Consciência Negra

Na próxima quarta-feira, 20, o País celebra o Dia o Nacional da Consciência Negra, data que merece reflexão para mostrar que as políticas afirmativas ajudaram a ampliar a participação dessa população na vida social e econômica, a exemplo da participação dos negros nas universidades.

 

Veja a segunda parte da Coluna Cenário desta segunda-feira, 18:

(*) Publicada, simultaneamente, na Coluna Claro&Escuro do Jornal Diário do Amazonas