Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Dia do Conservadorismo pode ser incluído no calendário oficial de Manaus

Projeto do vereador Raiff Matos defende a manutenção das instituições sociais tradicionais: família, religião e costumes.

Dia do Conservadorismo pode ser incluído no calendário oficial de Manaus

Vereador Raiff Matos propõe dia do Conservadorismo (Foto: Reprodução freepik)

Manaus (AM) – A capital do Amazonas pode ter mais um dia para colocar no calendário oficial da cidade – o “Dia do Conservadorismo”. A proposta é do vereador conservador Raiff Matos (DC) e foi aprovada em primeira discussão na última quarta-feira (7) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Conforme a matéria, a data visa dar a oportunidade de alunos da rede pública conhecer e debater sobre o tema, além “estimular e gerar raciocínio sobre coisas do dia-a-dia, princípios e valores que foram passados por seus pais”.

O parlamentar também justificou o Projeto de Lei (PL) com base no “pluralismo de ideias nos termos do artigo 206, III da Carta”, que deve nortear a sociedade. Se virar Lei, a data será celebrada, anualmente, no dia 10 de março.

“O Conservadorismo é uma cultura, ou seja, um conjunto de crenças e valores que servem de gabarito na hora de pensar, agir e decidir. Sobretudo, defende a manutenção das instituições sociais tradicionais, tais como: a família, a comunidade local e a religião, além dos usos, costumes, tradições e convenções”, diz parte do trecho da matéria.

O autor da proposta é conservador e defende pautas de direita, inclusive já apresentou vários PLs polêmicos. O mais recente, para tornar a leitura da Bíblia um “recurso paradidático” nas escolas públicas e particulares de Manaus, já tramita em comissões na Casa Legislativa.

Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito, departamentos municipais de cultura e educação deverão criar debates, palestras, rodas de conversa sobre os precursores do conservadorismo.

Conforme o documento, o conservadorismo é a defesa e manutenção de instituições sociais tradicionais como a família, comunidade local, a religião, além de costumes e tradições.

Aprovado em primeira discussão, agora o PL deve voltar ao plenário para uma segunda votação. Caso seja aprovado novamente, o projeto seguirá para sanção do prefeito David Almeida (Avante).

LEI MAIS: