Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

‘Dia do Desejo’: projeto proporciona bem-estar para pacientes internados com Covid

Nesta sexta (7), 22 pacientes participaram do projeto e puderam escolher a sobremesa para consumir após o almoço

‘Dia do Desejo’: projeto proporciona bem-estar para pacientes internados com Covid

Foto: Divulgação

MANAUAS,AM – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), lançou o  “Dia do Desejo”, que é um projeto que tem como objetivo proporcionar bem-estar e diferenciar a rotina na dieta dos pacientes internados na unidade.

A ideia partiu da parceria das equipes de nutrição da empresa OZN Health, concessionária responsável pela gestão dos serviços não assistenciais da unidade e da nutrição do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, responsável pela gestão assistencial da unidade.

Leia mais: Amazonas já aplicou 939.378 doses de vacinas até esta quinta-feira

Nesta sexta (7), 22 pacientes participaram do projeto e puderam escolher a sobremesa para consumir após o almoço, entre bolo de pote, pudim e mousse de cupuaçu com chocolate.

Há 11 dias internado em um leito clínico do Hospital Delphina Aziz, para tratamento da Covid-19, o paciente Juarez Pinheiro, que está em plena recuperação, tem motivos para sorrir e comemorar. Natural de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus), ele completou 67 anos nesta quinta-feira (06) e já pôde participar do projeto.

Leia mais: Homem é assassinado a tiros na frente do filho de 3 anos em Manaus

O aniversariante da semana optou pelo bolo para festejar mais um ano de vida, foi parabenizado pela equipe médica que o acompanha e se emocionou, ao comentar o tratamento recebido na unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Humanização

De acordo com a supervisora da nutrição clínica do hospital, Cássia Kellen, o “Dia do Desejo” foi uma missão abraçada por todo o setor de nutrição, para humanizar ainda mais os atendimentos.

Leia mais: Maior cheia dos últimos 100 anos, alerta governo sobre subida dos rios

“A gente tinha que criar um projeto em que os pacientes pudessem fazer escolhas de uma refeição fora da sua rotina da dieta. Neste mês a gente está fazendo uma sobremesa. No próximo mês provavelmente vai ser um lanche diferenciado. Então a gente definiu, junto à cozinha, as três opções que eles iriam escolher”, detalhou a nutricionista.

O “Dia do Desejo” iniciou no último dia 23 de abril, quando 40 pacientes internados no segundo andar participaram do piloto. Na sexta-feira seguinte, dia 30 de abril, foi a vez dos internados do terceiro andar.

Leia mais: População deve ficar em alerta para o contágio de doenças no período da cheia no AM

Depois de contemplar, hoje (07), 22 pacientes do quarto andar, a próxima semana deve ser dedicada a mais um andar clínico e, posteriormente, o projeto deve ser expandido para pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sempre de acordo com o quadro clínico de cada um dos internados.

(*) Com informações da assessoria