Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Economia

Empresas da Zona Franca de Manaus retornam atividades aos poucos

A estratégia da indústria para tentar contornar a crise é voltar com o quadro de funcionários reduzido, mas o setor teme queda brusca de receita e empregos

Empresas da Zona Franca de Manaus retornam atividades aos poucos

(Foto: Divulgação/ Suframa)

Empresas de eletroeletrônicos do Polo Industrial de Manaus (PIM), que estavam paradas desde o mês de março por causa da pandemia do novo coronavírus vão retomar a produção nesta segunda-feira, 13.

A estratégia da indústria para tentar contornar a crise é voltar com o quadro de funcionários reduzido e em regime de escalas, no entanto, a expectativa do setor é negativa diante do aumento no número de casos de Covid-19 no Amazonas.

Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, a Zona Franca de Manaus (ZFM) teme a queda brusca de receita e empregos.

“Terminamos o ano de 2019 com 92 mil empregos e nosso faturamento no final foi em torno de R$ 102 bilhões, em média R$ 8,5 bilhões por mês. Nossa expectativa era que esse ano fosse aumentar, mas já perdemos o mês de março e abril”, disse.

“Já parou as contratações, e se as coisas continuarem da forma que estão, poderemos perder alguns empregos”, acrescentou.

Entre as empresas que vão retomar a produção está a Transire, que retorna com 30% dos funcionários, e a Samsung.

Já o polo de duas rodas e o setor de relojoeiro tem previsão de retorno para o dia 20 deste mês.

Azevedo afirma, ainda, que as empresas vão tomar todos os cuidados necessários para manter a segurança dos funcionários dentro das fábricas e, assim, evitar a proliferação do coronavírus.

 

Veja mais em:

Sem insumos, fábricas da ZFM paralisam por duas semanas

Coronavírus preocupa setor empresarial do Amazonas