Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Eleições 2020

Apresentadores de TV fracassam nas eleições para a Câmara de Manaus

Alguns rostos conhecidos e outros novos que tentaram uma vaga de vereador não viram a popularidade da TV se transformar em votos

Apresentadores de TV fracassam nas eleições para a Câmara de Manaus

Com mandatos conquistados por meio da popularidade em programas de televisão, pelo menos nove candidatos conhecidos ficaram fora de cargos públicos nestas reeleições. Além de candidatos tentando segurar lugar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), as eleições deste ano não deram lugar de estreia para novos rostos da Tv.

Leia mais: Wilson diz que operação contra deputado Saullo Vianna não é problema do governo

Graças à exposição na TV e rádio, ex-apresentadores de programas populares que disputaram a eleição para o cargo de vereador de Manaus, nas eleições deste ano, tiveram baixa aceitação do eleitorado e ficaram de fora da lista dos 41 eleitos e reeleitos no domingo, 15.

Entre os que tinham visibilidade televisiva e não conseguiram se eleger estão: Carlos Portta (PSB); Mirtes Sales (Republicanos); Reizo Castelo Branco (PTB); Elias Emanuel (PSDB); Socorro Sampaio (PSDB); Henrique Oliveira (Pros); Liliane Araújo (PSL) e Willace Souza (Avante).

Sem retorno

O vencedor mais votado em de 2016, com mais de 6.600 votos, Carlos Portta (PDB), teve apenas 946 votos da população neste ano. Com apenas 14% dos votos que teve em 2016, o candidato que prometeu ‘quebrar o pau na Câmara’ não voltará para sua cadeira na CMM.

O ex-governador Henrique Oliveira foi outro recusado pela população. Apresentador de TV das décadas de 90 e 2000 de programas policiais, ele teve 715 votos nestas eleições.

Outros apresentadores como Elias Emanuel (PSDB) e Reizo Castelo Branco (PRB), também ficaram para trás. Emanuel, que já foi reeleito com 6 mil votos em 2016, nestas eleições ficou para trás, com metade desses votos. Reizo Castelo Branco, que chegou a usar a imagem do pai nestas eleições, também ficou para trás, com 1779 votos.

Além desses, os apresentadores Ronaldo Tabosa e Willace Souza, ambos do Avante, não foram eleitos ao cargo de vereador. Tabosa teve 2.379 votos e o filho de Wallace Souza, 1.828 votos.

Entre as apresentadoras, estão Mirtes Sales (Republicanos) com 1.116 votos; Socorro Sampaio (PSDB), com 1.717 votos; Liliane Araújo (PSL), 1.963 votos e a estreante Nath Nascimento (PSC), com 4.371 votos. A não ser pela apresentadora do ‘Peladão a Bordo’, nenhuma das apresentadoras já conhecidas na política amazonense chegou a ultrapassar nem mesmo 2 mil votos.