Políticos com covid-19 estiveram em convenções partidárias nos últimos dias - Amazonas1
26 de outubro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Políticos com covid-19 estiveram em convenções partidárias nos últimos dias

Só nesta semana, os dois pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) e Josué Neto (PRTB), além do deputado federal Marcelos Ramos (PL) testaram positivo para covid-19

Políticos com covid-19 estiveram em convenções partidárias nos últimos dias
Foto: Reprodução

Pelo menos três políticos amazonenses testaram positivo para covid-19 nos últimos quatro dias – período em que ocorreram convenções partidárias, conforme prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um deles foi o ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), outro parlamentar foi o deputado federal Marcelo Ramos (PL), além do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto.

A preocupação gira em torno do fato de que David Almeida e Marcelo Ramos estiveram em convenções partidárias em Manaus e no interior do estado, acompanhados de outros políticos, como a deputada Alessandra Campêlo (MDB), Alfredo Nascimento (PL), Marcos Rotta, Pauderney, ambos do DEM, Abdala Fraxe (Podemos), Fausto Júnior (PRTB), Sidney Leite (PSD), Cabo Maciel (PL), Adjuto Afonso (PP), Silas Câmara.

Leia mais: Convenções partidárias provocam aglomerações no interior do Amazonas

Encontros

O deputado Marcelo Ramos confirmou, nesta terça-feira (15), em sua conta pessoal no Twitter, que foi testado positivo para o coronavírus. Embora tenha afirmado que já está em isolamento, ele esteve, nos últimos quatro dias, na Secretaria de Cidades e Territórios do Amazonas (Sect) fazendo entrega de máscaras e álcool em gel.

Um dia antes, ele esteve reunido com o presidente do PL, Alfredo Nascimento. “Meu encontro hoje foi com o presidente de honra nacional do PL, Alfredo Nascimento. Foi um diálogo construtivo com alguém que tem experiência e compromisso com Manaus e que foi um prefeito realizador”, diz a postagem de Ramos em sua conta pessoal no Instagram.

Leia mais: Alfredo Nascimento tem maior índice de rejeição para prefeitura, diz pesquisa

Alfredo Nascimento, pré-candidato para comandar a Prefeitura de Manaus, vai realizar convenção nos próximos dias.

No final de semana, Marcelo Ramos, acompanhado da deputada Alessandra Campêlo, também esteve presente em convenções partidárias que ocorreram em Parintins, para confirmação da candidatura de Bi Garcia (PSDB) – concorrendo à reeleição – e Borba, no lançamento da candidatura de Baía (PSD), além de Itacoatiara, na convenção de Cabo Maciel (PL).

Parintins é o segundo município do interior com mais casos registrados: 4.423 confirmados e 123 óbitos. Já Borba possui 708 pessoas com covid-19 e 22 mortes.

Marcelo Ramos participou da convenção de Cabo Maciel, em Itacoatiara. Foto: Reprodução/PL-AM

Sem máscara

Testado para covid-19 nessa segunda-feira (14), o pré-candidato David Almeida também marcou presença em atos de campanha que geraram aglomerações na capital amazonense.

Leia mais: David Almeida testa positivo para covid-19 e cancela agenda de campanha

Na última quinta-feira (10), Almeida realizou um evento para anunciar aliança com o Partido Democratas e o atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta como seu vice para as eleições deste ano. No local, além do público, esteve presente o presidente estadual do DEM, Pauderney Avelino.

Leia mais: ‘Os nossos princípios estão acima dos nossos interesses’, afirma David sobre Rotta como seu vice

Antes do seu discurso, na ocasião, o ex-governador interino do Amazonas ainda chegou a tirar a máscara que usava para falar ao microfone, menosprezando a doença: “Eu vou agora passar aqui para frente, pedindo permissão de vocês e vou ousar tirar a máscara. Estou longe de vocês, vocês não vão ser infectados. Até porque não peguei e não vou pegar isso”, disse Almeida.

No dia seguinte, o pré-candidato realizou convenção para oficializar a sua candidatura, ao lado de Marcos Rotta, numa aglomeração ainda maior, porém, em formato drive-in, na Avenida das Torres, zona Norte de Manaus.

Pulmão comprometido

O pré-candidato e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), publicou em suas redes sociais que está com 25% de seu pulmão comprometido em decorrência de complicações da covid-19.

Leia mais: PRTB anuncia Josué Neto como pré-candidato a prefeito de Manaus

Em julho, ele já havia sido hospitalizado devido a um acidente com moto aquática. De acordo com a assessoria de comunicação da Casa Parlamentar, o deputado foi hospitalizado com traumatismo na perna direita.

Segundo a postagem desta semana, Josué Neto afirma que realizou exames de sangue no Hospital Samel, localizado no Centro de Manaus, e confirmou teste positivo para covid-19.

No mês passado, o parlamentar esteve na posse do deputado Fausto Junior para o comando do PRTB Municipal. No mesmo momento, Josué Neto também anunciou e oficializou a sua pré-candidatura para disputar a Prefeitura de Manaus.

Convenções no interior

Outro parlamentar que está tendo uma agenda cheia pelo interior do Amazonas é o deputado federal Silas Câmara. Desde a semana passada, ele já participou de convenções partidárias em municípios como: Rio Preto da Eva, Tefé, Alvarães, Silves, Urucurituba e Caapiranga.

Leia mais: Silas Câmara avisa que terá candidatos em 15 prefeituras no AM

Mas, além disso, no início deste mês, Silas Câmara chegou a se encontrar com o secretário Nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior, durante visita ao Terminal Público Pesqueiro de Manaus (TPP). Até com o presidente Bolsonaro, o parlamentar esteve reunido nos últimos dias, a fim de tratar do auxílio emergencial.

Em abril, Silas Câmara, foi contaminado pela covid-19. Nas andanças pelo interior, ele aparece nas fotos que publica em suas redes sociais, sem máscara de proteção.

REPUBLICANOS DE ITACOATIARAParticipamos da Convenção do Republicanos em Itacoatiara/AM, onde foi homologada a…

Posted by Silas Câmara 1010 on Monday, September 14, 2020

Aglomerações

Sem fiscalização da Justiça Eleitoral, as convenções partidárias, principalmente, as realizadas no interior, abusam da aglomeração de pessoas em meio às restrições sanitárias da pandemia do novo coronavírus, determinadas no Decreto Estadual 42.330/2020, conforme orienta o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Leia mais: Convenções partidárias provocam aglomerações no interior do Amazonas

Atos que possam gerar aglomeração são permitidos, desde que os participantes adotem o uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro e ocupação de 50% da capacidade do local. Sobre as convenções partidárias, o TRE recomendou a realização, preferencialmente por meio virtual, segundo dispõe o artigo 10 da Resolução TSE nº 23.624/2020.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading