Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Elisabeth Valeiko se chateia com repórter e diz que vai ensiná-lo a fazer melhores perguntas

A primeira-dama de Manaus ficou irritada após pedido de esclarecimentos sobre investigação contra ela no Ministério Público

Elisabeth Valeiko se chateia com repórter e diz que vai ensiná-lo a fazer melhores perguntas

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

A irritação tomou conta da primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, nesta quinta-feira (5), na sede da Prefeitura de Manaus, após ser indagada sobre investigação que corre contra ela no Ministério Público do Amazonas (MP-AM). A presidente do Fundo Manaus Solidária fugiu da questão e ainda sugeriu que ensinaria ao repórter do Portal AM1 a como fazer melhores perguntas.

A “pergunta” criticada pela primeira-dama foi simples, com o repórter apenas pedindo esclarecimentos dela sobre a investigação sigilosa do MP que apura as suspeitas de lavagem de dinheiro que teria sido praticada por ela, por sua filha Paola Valeiko Molina e pelo seu genro, Igor Ferreira.

Essa investigação foi revelada neste ano, todavia, documentos mostram que ela está em andamento desde 2019, após o vazamento de documentos.

Leia mais: Elisabeth Valeiko já recebeu quase R$ 700 mil de salário na prefeitura do marido

Elisabeth disse apenas para o repórter procurar seus advogados. Depois, mostrou sua irritação e até tentativa de intimidação, com atitude comum de alguns políticos locais de pedir o nome do repórter, concedido sem qualquer problema, e questionar onde ele trabalha.

Por fim, disse que o ensinaria a fazer melhores perguntas para ajudar ao seu “blog do governo”, que, para ela, esta é a definição do que o Portal AM1 seria.

No entendimento da primeira-dama, o único portal de notícias que fez a pergunta que a desagrada é “blog do governo”, então quer dizer que os demais que não fizeram são “blogs da prefeitura”?

O descompasso da primeira-dama ficou nítido quando a reportagem tentou conversar com o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), sobre outro assunto, e ela tentou colocar assessores para tentar impedir o acesso até ele, mas Arthur ainda nem sabia o motivo da irritação de sua esposa.

A situação ficou tão constrangedora, que até o secretário especial de articulação política, Alberto Carijó, foi chamado e por um tempo ficou acompanhando as perguntas do repórter, chegando a até segurar um celular para não perder nada do que estava sendo dito.

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Atitude parecida

Essa não é a primeira vez que a reportagem do Portal AM1 passa por esta situação em coletivas e pronunciamentos da Prefeitura de Manaus. No dia 16 de outubro, o prefeito Arthur Neto, teve atitude parecida com a da primeira-dama após não gostar de uma pergunta.

Arthur também sugeriu que o repórter deveria melhorar suas perguntas e tratar de assuntos mais relevantes.

A questão que o chateou se tratava da cobrança pública feita pelo governador Wilson Lima (PSC) por mais medidas da prefeitura, na atenção básica de saúde, contra a covid-19.

Leia mais: Arthur não aceita cobrança de Wilson: ‘não quero perder meu tempo com uma pessoa assim’

Por coincidência, o motivo da coletiva de imprensa realizada na sede da prefeitura, nesta quinta-feira (5), foi justamente para o prefeito anunciar novas medidas para melhoria da atenção básica do município no combate da covid-19 e de outras doenças respiratórias.

“Acho que você perde seu tempo como profissional e faz eu perder meu tempo de prefeito (com essa pergunta). Então, não vou perder tempo falando bobagem de uma pessoa que…enfim. Muda a pauta. Porque você está perdendo seu tempo, cara. Você tem que crescer na sua carreira. Se preocupe com os interesses macro de Manaus, do Amazonas”, disse o prefeito no mês passado.