Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Em Brasília, Wilson e David pressionam Alckmin sobre crise hídrica no Amazonas

No início deste mês, o vice-presidente comandou comitiva de ministros em Manaus. Agora, é a vez de Wilson Lima e David Almeida cobrarem, em Brasília, as promessas do atual governo.

Em Brasília, Wilson e David pressionam Alckmin sobre crise hídrica no Amazonas

(Foto: Cadu Gomes/Vice-Presidência da República)

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), têm audiência com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), nesta quarta-feira (18), às 12h, em Brasília (DF).

“Vamos reunir com Alckmin e ministros para tratar da situação da estiagem no Amazonas. Vamos apresentar as ações do Estado e alinhar novas medidas, em parceria com o governo federal, para ajudar nossos irmãos e irmãs afetados pela seca”, destacou o governador, na manhã de hoje, já em solo da capital federal.

Na pauta do encontro, a crise hídrica pelo qual passa o Amazonas e a busca de soluções que amenizem os impactos da estiagem histórica, que afeta comunidades ribeirinhas em Manaus, agora, sem o acesso pelos rios.

Esse é o segundo encontro dos chefes do Executivo Municipal e Estadual com o vice-presidente, em um curto de período de 15 dias. No início deste mês, Alckmin comandou comitiva de ministros em Manaus.

Na oportunidade, o vice-presidente sobrevoou a capital amazonense conhecendo, de perto, a severa vazante, que no início desta semana, reduziu o nível do leito do rio Negro à menor marca conhecida desde quando o fenômeno é medido, em mais de 100 anos.

Durante a última visita, Alckmin chegou a passear de canoa pelo rio Negro. Na mesma embarcação, estava o governador, o prefeito e a ministra do Clima e Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).

Alckmin participou, em julho deste ano, da 310ª reunião do Conselho de Administração da Suframa. Antes, ele já havia estado no Amazonas, em março, para a 308ª reunião do CAS.

Distanciamento

Esse também é o primeiro encontro de Wilson e David após terem se evitado nas últimas duas semanas durante jogos do Amazonas FC na Arena da Amazônia, nos dias 7 e 15 deste mês, quando estiveram na arena e evitaram dividir o mesmo camarote e até serem fotografados juntos.

O distanciamento entre eles indica que a parceria Wilson e David para 2024 pode estar abalada. A aproximação de David ao senador Eduardo Braga (MDB), principal rival do governador, pode mudar os rumos da próxima eleição e, com isso, retirar de Wilson a indicação de um nome para vice-prefeito na chapa de David Almeida.

LEIA MAIS: