Manaus (AM) – A ativista indígena Vanda Witoto, do Rede Solidariedade, deu largada da campanha dela rumo à Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesse sábado (17), na Maloca dos Povos Indígenas, situado no Parque das Tribos, no Tarumã-Açu, Zona Oeste de Manaus.
Marcelo Ramos (PT) não perdeu tempo e marcou presença na comunidade indígena, para demonstrar apoio à candidatura de Vanda.
Vale lembrar que Ramos chegou a sinalizar, no mês de junho, antes das convenções partidárias, que a ativista possuía “todos os requisitos” para compor chapa com ele, no cargo de vice-prefeita, no entanto, na convenção preferiu Luiz Castro (PDT) para o cargo.
Esperançosa, pois em abril Marcelo também teceu elogios à Vanda quando destacou a importância das mulheres na política e citou ainda Tanara Lauschner (PCdoB) e Anne Moura (PT), como mulheres engajadas e com histórico político no Estado do Amazonas.
Isso porque o ex-deputado federal tenta buscar apoio das mulheres e dos povos originários, uma vez que precisa consolidar o nome do Partido dos Trabalhadores (PT) e também subir nas pesquisas de intenção de voto.
Por sua vez, Vanda Witoto, que em 2022 conseguiu 17.623 votos em Manaus, pretende ser a primeira representante dos povos originários na Câmara Municipal de Manaus. “Quero abrir as portas da participação política para os nossos povos”, disse.
Vanda desenvolve projetos de educação, cultura, saúde, meio ambiente e empreendedorismo na comunidade Parque das Tribos. “É preciso usar toda essa força e conhecimento para transformar a nossa cidade”, defende.
Em 2022, Vanda se candidatou, pela primeira vez, ao cargo de deputada federal e conquistou 25.545 votos em todo o Estado, destes 17.623 foram na capital. Mesmo sem ser eleita, ganhou notoriedade como mulher indígena com maior influência local. Atualmente, Vanda Witoto é pedagoga formada.
A candidatura de Vanda Witoto para vereadora de Manaus é o principal destaque da chapa formada pela Federação PSOL-REDE, que trabalha com a perspectiva de até duas cadeiras, com o objetivo de fortalecer as ideias de sustentabilidade, meio ambiente e clima, no poder legislativo.
LEIA MAIS:
- Vanda Witoto preenche todos os requisitos para vice-prefeita, diz Marcelo Ramos
- Uso de símbolos por políticos não indígenas é desrespeito, diz Vanda Witoto
- Marcelo elogia Carol Braz, Vanda Witoto e Anne Moura para vaga de vice
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.