DA REDAÇÃO – Em meio a escândalos de corrupção – como o ocorrido na saúde, com a operação “Maus Caminhos” – o Governo do Amazonas gastou R$ 57,20 milhões em publicidade, no ano passado. O valor é 26,33% maior do que em 2015, ano em que foram destinados R$ 45,27 milhões do orçamento estadual para a propaganda governamental, apesar da queda na arrecadação. Neste ano, os pagamentos já ultrapassam os R$ 10 milhões, segundo o portal Transparência.
A verba investida em publicidade em 2016 é superior ao empregado em alguns setores essenciais da gestão pública como, por exemplo, na manutenção de um dos maiores hospitais públicos da capital: o Pronto Socorro João Lúcio, na Zona Leste, que consumiu R$ 52,26 milhões no mesmo ano.
Os valores de 2015 e 2016 foram todos pagos, de acordo com os descritivos do portal. Neste ano, apesar de os pagamentos contabilizarem R$ 10,13 milhões, já foram empenhados R$ 14,44 milhões para publicidade. Os empenhos garantem que os serviços sejam pagos pelo governo, conforme o valor e execução dos contratos.
Em 2016, a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) empenhou R$ 62,92 milhões para sua manutenção, incluindo os pagamentos de contratos, o que significa dizer que mais de 90% deste valor foram destinados à publicidade.
Em 2015, a publicidade consumiu 90,30% dos R$ 50,13milhões pagos para a manutenção de duas unidades gestoras: a Agência de Comunicação (Agecom), com R$ 4,65 milhões, e a Secom que a sucedeu, com R$ 45,48 milhões de orçamento executado ao todo.
Nos três anos, os valores para propaganda foram distribuídos entre quatro empresas: Kintaw Design e Publicidade Ltda., Filmes Produções e Eventos Ltda., Tape Publicidade Ltda. e Mene e Portella Publicidade Ltda.
Gastos continuam
Em 2017, segundo o portal de Transparência, foram contabilizados 10 empenhos relativos a contratos deste ano, sendo o maior deles, de R$ 2.590 milhões (n° 58426), com a Kintaw Publicidade, para a prestação de “serviços de publicidade e propaganda – contratação de empresa especializada para a execução de campanha publicitária institucional conforme projeto básico marca Null”. Nesse caso, a empresa nem chegou a enviar o projeto básico do serviço. O contrato foi aditivado em R$ 1,84 milhão, o que elevou o valor para R$4,43 milhões.
O valor do termo aditivo é de R$6,6 milhões, o que significa dizer que só esse contrato, pode chegar à marca de R$9,19 milhões, até outubro deste ano, época em que se encerra a vigência. O orçamento total autorizado para a Secom, neste ano, é de R$ 41,88 milhões.
O Amazonas1 não conseguiu ouvir a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom)
Veja quanto cada empresa de publicidade recebeu do Governo, ano a ano: Tape 2015: R$ 15,86 milhões 2016: R$ 15,57 milhões 2017: R$ 5,18 milhões (empenho) Mene e Portella 2015: R$15,54 milhões 2016: R$ 24,09 milhões 2017: R$ 3,80 milhões (empenhos) Filmes Produções 2015: R$2,64 milhões 2016: R$1,83 milhão 2017: R$ 576,33 mil (empenho) Kintaw 2015: R$11,21 milhões 2016: R$ 15,59 milhões 2017: R$ 4,88 Milhões (empenho)
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