Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Empossado, Roberto Cidade repercute eleição polêmica na Aleam e convoca deputados para definir retorno dos trabalhos

Deputado Roberto Cidade (PV) foi empossado presidente da Aleam na manhã desta segunda-feira (1º)

Empossado, Roberto Cidade repercute eleição polêmica na Aleam e convoca deputados para definir retorno dos trabalhos

Foto: Reprodução

O deputado Roberto Cidade (PV) e agora presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2021/2022 repercutiu a eleição polêmica da Mesa Diretora da Casa Legislativa, que ocorreu no final do ano passado, na qual ele levou a melhor com 16 votos a favor e oito contra.

“Você enfrentar um gigante é muito difícil. A eleição da mesa diretora foi definida pela maioria esmagadora de votos, foram 16 contra oito. A chapa da Assembleia contra a chapa do governo, e nós vencemos, acredito que de forma legitima”, disse Cidade em coletiva de imprensa on-line após a cerimônia de posse na manhã desta segunda-feira (1º).

Leia mais: Roberto Cidade assume presidência da Aleam com histórico de polêmicas em benefício próprio

A eleição foi marcada por diversas discussões, xingamentos e acusações entre os parlamentares. A base aliada do governo do Estado acusou Roberto Cidade de trair Wilson Lima, pagar R$ 200 mil por voto, além de chamar a eleição de ‘golpe’.

Até a Justiça Estadual chegou a declarar como nula a sessão plenária conturbada na qual ocorreu a eleição da Mesa Diretora, após ação dos deputados Saullo Viana (PTB), Belarmino Lins (PP) e Alessandra Campêlo. Mas a decisão foi derrubada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

“O ministro do STF não ia dar uma liminar em favor da decisão desta Casa se não fosse alguma coisa que não estivesse seguindo todos os ritos e parâmetros legais para a Assembleia decidir quem é o presidente da Casa”, declarou Roberto Cidade na coletiva de hoje.

“Teve pessoas que disseram que era um golpe, mas acredito que foi um contra-golpe. Foi uma união de vários colegas que escolheram meu nome e nós vamos aqui trabalhar juntos e mostrar soluções. A mesa diretora, para vocês terem uma ideia, há mais de 30 anos não acontecia isso, os deputados ganharem uma eleição contra a chapa do governo”, continuou.

Reunião

Na ocasião, ao ser questionado sobre o retorno dos trabalhos na Aleam, o deputado afirmou que ainda não foi nada definido e que convocará os deputados para uma reunião ainda hoje.

“Hoje nós vamos ainda reunir, vou convocar todos os membros da mesa diretora e, também, irei convocar os colegas que queiram participar para definir de que forma nós iremos retornar os trabalhos a partir de amanhã”, explicou.

Os deputados da Aleam estavam em recesso desde o fim do ano passado. Mas, no último dia 26, foi realizada uma sessão extraordinária, onde aprovaram a suspensão dessas férias e retomaram os trabalhos no dia seguinte, dia 27, ocorrendo de forma virtual.

Leia mais: Aleam forma quórum e aprova suspensão do recesso dos deputados

Amanhã, porém, será o retorno oficial dos trabalhos na Casa Legislativa.

Segundo o deputado, ainda na coletiva, as prioridades para este ano são as pautas voltadas para a pandemia de covid-19.

“Pautas prioritárias são o enfrentamento da covid-19, não tem outra coisa. A pauta hoje é primeiro enfrentar o covid, segunda enfrentar o covid, e terceiro enfrentar o covid. Esse mês de janeiro foi um mês muito triste para os amazonenses, foi o mês que tivemos o maior numero de mortes da história”, disse.

Relação com governo federal

Roberto Cidade também foi questionado sobre a relação que pretende ter com o governo federal. Tecendo vários elogios ao presidente Bolsonaro e sua equipe, ele afirmou eu esta relação será de muito diálogo.

“A relação será de muito diálogo e sempre harmonioso, buscando que o governo federal ajude esta Casa. O presidente Jair Bolsonaro fez o que fez pelo estado do Amazonas, os ministros do governo federal quase todos conhecem o Amazonas, até o próprio ministro Pazuello. Quero agradecer o governo Bolsonaro e dizer que todos da Assembleia estão muito felizes pela ajuda”, finalizou.