Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cidades

Esperança e fé marcam celebrações da Páscoa em Manaus

Cristãos manauaras relatam a importância de vivenciar a celebração da Páscoa em meio à pandemia da Covid-19

Esperança e fé marcam celebrações da Páscoa em Manaus

Foto: Márcio Silva / Portal AM1*

MANAUS – O domingo de Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo após ser crucificado. A época é vivenciada por sete dias, período é conhecido como Semana Santa. Esses dias são marcados pela última ceia de Cristo antes de ser torturado, morto e depois ser ressuscitado. Cristãos manauaras que vivenciam a época, seguindo os dogmas da igreja, relatam a importância da celebração no cenário da pandemia.

Com a diminuição do número de casos da doença, as igrejas voltam a receber os fiéis, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. Em conversa com a equipe de reportagem do Portal AM1, fiéis da cidade de Manaus contam um pouco da celebração da Páscoa e a fé cristã em torno desta comemoração.

A professora de inglês, Kassia Ribeiro, 22, comenta que a fase atual da pandemia no Brasil pode ser associada com os momentos da morte de Jesus. “Assim como Jesus passou por momentos difíceis antes de sua morte na cruz, ele até questionou o pai sobre a decisão. Ele disse: ‘Meu Deus, por que me abandonaste?’ É assim que estamos vivendo hoje com a pandemia, uma fase difícil. Muitas vezes pensando que Deus nos abandonou, mas ele sempre continua ao nosso lado”, contou.

Leia mais: Tradição: cristãos do AM ainda vivem Quaresma em meio à pandemia

Foto: A professora Kassia Ribeiro na Paróquia de São Jorge

Ela ainda comenta que a Semana Santa é ideal para fazer com que os cristãos lembrem que Deus não os abandonou.  “Ele nunca abandona seus filhos, nem nos momentos mais difíceis. Da mesma forma como não abandou Jesus, seu filho”, complementou a professora.

Kassia ainda acredita que a celebração deste ano será mais intensa do que os anos anteriores. “Mais pessoas estão recorrendo ao senhor devido o momento atual. Elas estão tendo mais fé, esperança!”, afirmou.

Ainda de acordo com ela, a Páscoa deste ano é vista como um novo ciclo, de ressurreição e esperança, além de uma mudança espiritual de cada fiel. “Devemos nos colocar no lugar do próximo, tendo empatia e respeitando essa fase difícil. Temos esperança que irá passar”, ressaltou.

Frequentadora da Paróquia de São Jorge, localizada na zona Oeste de Manaus, ela comenta que antes da pandemia a família realizava um almoço para relembrar o significado da Páscoa. De acordo com ela, a pandemia do novo coronavírus fez com que a comemoração em grupo passasse a ser individual.

“Creiam no seu Salvador Jesus Cristo. Assim como ele, nós também vamos carregar nossa cruz. Teremos nossos momentos difíceis, mas não podemos deixar de crer que Deus está presente em todas as situações como nosso Pai fiel. Tenham fé e esperança, orem pelo mundo e por todos! Creiam! ELE está Vivo”, finalizou a professora.

Foto: Missa em família na Paróquia, seguindo as recomendações de saúde

O professor Rafael Oliveira, 22, afirma que os fiéis estão vivenciando o período mais importante do calendário católico e que os cristãos estão ansiosos para poderem retornar à Igreja, apesar das dificuldades da pandemia.

Ele comenta que em 2020, não foi fácil vivenciar esta época. “A liturgia é a vida do católico, e passar esse período longe da Missa foi muito difícil”, explicou. Rafael conta que sentiu falta de frequentar as missas, e a falta da solenidade fez com que todos valorizassem a fé.

Para participar das missas, Rafael conta que a igreja realizou inscrições para conter o número de pessoas e evitar aglomerações.

“As inscrições para as missas da Semana Santa já foram feitas e as vagas preenchidas. Teremos missa na quinta, sexta-feira da Paixão e duas na manhã do domingo de Páscoa”, contou.

O professor ainda destaca que, mesmo com o cenário da pandemia, a importância da Páscoa continua sendo a mesma.

“Devemos olhar para o preço da nossa redenção, olhar para o padecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo por amor a nós, para que tivéssemos acesso à vida eterna, à visão beatifica”, disse.

Leia mais: Cristãos manauaras celebram o Domingo de Ramos

Foto: Márcio Silva / Portal AM1*

Em mensagem de apoio aos cristãos, Rafael ressalta que é necessário meditar verdadeiramente na Paixão de Cristo.

“Ofereçam todos os seus sofrimentos a Ele e à Virgem Santíssima, que sofreram muito mais que nós. Busquem arrepender-se de suas faltas, confessem e se puderem vão à Missa. Eis o tempo de conversão, as chagas abertas de Cristo clamam por nosso amor”, finalizou.

A Páscoa cristã para os jovens

O coordenador do grupo de jovens “Com o Olhar de Luzia”, João Almeida, 21, comenta que antes da pandemia da Covid-19, a rotina na igreja era intensa. O grupo era responsável por encenar a Via Sacra.

“Era um dos momentos de maior congregação com os cristãos. Esse espetáculo necessitava de uma mão de obra bem elevada, então muitos agentes de outras pastorais vinham para agregar no show. Contávamos com muita gente em todos os setores: produção, técnica de luz e som, figurino, corpo de atores, corpo de dança e muito mais”, explicou.

Com a pandemia, a peça teatral não pôde acontecer, mas as lembranças dos momentos de ensaio são as melhores. O estudante conta que os ensaios começavam dois meses antes da Semana Santa. Além da preparação, existia momentos de oração e reflexão para que o grupo entendesse o real significado do tema abordado.

Foto: Encenação do grupo Com o Olhar de Luzia na Via Sacra de 2019

Paixão de Cristo

Para o coordenador, encenar a Paixão de Cristo é um sentimento que muda a cada ano. “Vivenciar aquela época e poder mostrar para o público a história daquele que deu a vida por nós não tem explicação”, contou. Ele acredita que as expectativas para celebrar a Páscoa deste ano são as melhores, apesar do momento difícil com a pandemia do novo coronavírus.

“Chegamos num momento em que não podemos mais pensar em coisas ruins. Então o melhor mesmo é voltar nossos pensamentos para a ressurreição de Cristo e acreditar que nós também teremos uma chance de vivermos em paz”, relatou. Ele ainda complementa dizendo que é preciso emanar pensamentos positivos para que tudo melhore.

O estudante conta que, mesmo com a rotina diferente, o grupo Com o Olhar de Luzia mantém a tradição da Semana Santa. Ele acredita que os cristãos não devem esquecer do verdadeiro significado da Páscoa. “Que sempre lembremos daquele que deu a vida por nós e que nunca deixemos de acreditar que tudo isso vai passar”, disse.

Leia mais: Quer comprar ovos de Páscoa? Veja os melhores preços em Manaus aqui!

A celebração da Páscoa na Igreja Adventista

Não há dúvidas de que a data é uma das mais importantes para todos os cristãos. O pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Sávio Nunes, 24, explica que o sentimento nesta época pode ser explicado como uma busca para um novo sentido de viver. Ele ainda destaca que a Igreja Adventista segue uma filosofia Judaico-Cristã.

“Tudo o que isso significa uma libertação, por exemplo, na qual Cristo efetuou quando se humilhou na forma de servo e escolheu morrer numa cruz, e, assim libertar a humanidade do pecado”, explicou.

Ele ainda comenta que o sentimento de ‘novo’ pode ser considerado no cenário atual da pandemia. “É a fase do luto onde inconscientemente se aceita a perda da pessoa amada e agora tenta encontrar um novo sentido para si”, disse.

Ele ainda destaca que é possível notar este sentimento nas visitas que realiza nas pastorais e nos diálogos com pessoas que foram afetadas pela pandemia.

Fechamento de igrejas

Sávio conta que, no ano de 2020, o fechamento das igrejas e a pandemia da Covid-19 foram uma surpresa. Por outro lado, isso não impediu que ele vivenciasse a Semana Santa. Foram utilizados recursos digitais para transmitir as celebrações. Mesmo com as igrejas podendo receber os cristãos novamente, ainda sim, o pastor afirma que os meios de comunicação serão importantes nas celebrações da Páscoa deste ano.

“Temos feito o máximo para alcançar os próprios membros e também todas as pessoas possíveis com a mensagem da Cruz”, comentou.

Foto: Pastor Sávio em transmissão ao vivo pela Internet para jovens

O pastor ainda conta que a igreja adventista realiza um trabalho voltado para os jovens cristãos. O objetivo da igreja é aproximar os adolescentes da religião, ao mesmo tempo que os jovens descobrem os talentos que não sabiam.

“A Igreja Adventista procura envolver os jovens e adolescentes na missão de pregar o evangelho com um projeto que acontece há mais de 50 anos. Assim, os jovens conseguem se sentir útil, encontram seus talentos, percebem as necessidades do seu próximo e procuram soluções para atendê-los”, explicou.

Esperança

Ele ainda afirma que a Semana Santa e a celebração da Páscoa são importantes com o atual cenário brasileiro.

“É de suma importância, tendo em vista a mensagem de esperança que tudo isso nos traz”, contou.

Para Sávio, a mensagem da Páscoa pode ser entendida como uma dor, que dura por enquanto, mas a alegria é eternamente. “Quando olhamos para o que Jesus fez, faz e fará, nós entendemos que ainda existe esperança”, relatou.

Leia mais: Moqueca de Pirarucu : saiba como preparar essa receita deliciosa para a Quaresma