Manaus, 6 de dezembro de 2024
×
Manaus, 6 de dezembro de 2024

Cenário

Estiagem, fumaça e Enem estão em alta, menos para deputados da Aleam

Nesta segunda, Manaus teve agravamento da qualidade do ar em bairros da zona Norte, mas o tema, como outros, foi ignorado por parlamentares.

Estiagem, fumaça e Enem estão em alta, menos para deputados da Aleam

(Foto: Danilo Mello/Aleam)

Manaus (AM) – Temas relevantes no Amazonas, como a estiagem, a volta da fumaça em Manaus e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passaram despercebidos nesta segunda-feira (4) durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Nesta segunda, Manaus amanheceu novamente encoberta por fumaça, o que agravou a qualidade do ar em bairros da zona Leste da cidade, como Zumbi dos Palmares e Armando Mendes.

Os dados monitorados pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) indicavam às 11h que a qualidade do ar nessas áreas era “muito ruim”, com 79,2 pontos.

No início da manhã, o local mais afetado por fumaça em Manaus era o bairro Aparecida, na zona Sul, com níveis de poluição atmosférica de 87,8 µg/m³.

Já no domingo (3), quase 100 mil estudantes do Amazonas, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizaram as provas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Enem, realizado nos dias 3 e 11 de novembro, é a principal forma de acesso ao ensino superior em universidades públicas de todo o país. Neste primeiro dia de provas, os estudantes responderam questões de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo domingo (11), a prova terá questões de matemática e de ciências da natureza.

O Amazonas também enfrenta neste ano uma crise ambiental sem precedentes, com uma seca que já impactou os 62 municípios do estado, que se encontram em situação de emergência devido à estiagem prolongada.

Com isso, os rios do estado já atingiram os menores níveis. Esse é o segundo ano consecutivo em que o estado enfrenta uma seca extrema. Com a variação de nível dos rios, o fim da vazante ainda não foi confirmado por especialista.

Entretanto, nem mesmo um dos assuntos foi citado pelos deputados estaduais nesta segunda, que se limitaram a prestar homenagens à secretária de saúde do estado, Nayara Marksoud, que recebeu o título de cidadã amazonense durante sessão especial da Casa.

 

LEIA MAIS: