Manaus, 23 de abril de 2025
×
Manaus, 23 de abril de 2025

Cenário

Estratégia eleitoral? Senador Eduardo Braga impulsiona sua imagem com reforma tributária

O senador Eduardo Braga (MDB) aposta na reforma tributária como estratégia para impulsionar sua tentativa de reeleição ao Senado em 2026, segundo análise do cientista político Helso Ribeiro.

Estratégia eleitoral? Senador Eduardo Braga impulsiona sua imagem com reforma tributária

(Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga (MDB) aposta na reforma tributária como estratégia para impulsionar sua tentativa de reeleição ao Senado em 2026, segundo análise do cientista político Helso Ribeiro. O especialista avalia que Braga usará sua liderança na proposta como um dos principais argumentos eleitorais.

Relator da reforma no Senado, Braga articulou mudanças que garantiram incentivos à Zona Franca de Manaus (ZFM), revertendo prejuízos contidos no texto original aprovado pela Câmara dos Deputados.

A atuação do parlamentar tem sido amplamente divulgada em suas redes sociais. Um levantamento do Portal AM1 na Biblioteca de Anúncios do Meta Business revelou que, somente em 2025, o perfil de Braga impulsionou 20 publicações com o termo “reforma tributária”, alcançando entre 5 milhões e 6 milhões de impressões.

Embora já sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a reforma tributária continua no centro das discussões políticas. Em um ano pré-eleitoral, as articulações seguem em ritmo acelerado, e Braga têm utilizado a proposta como um dos principais motores para fortalecer sua candidatura.

Como relator da reforma tributária no Senado, Braga articulou, com apoio de especialistas e aliados políticos, um texto que chegou da Câmara com prejuízos à Zona Franca de Manaus, mas saiu do Senado garantindo proteção ao modelo econômico do Amazonas.

O analista político Helso Ribeiro acredita que essa atuação pode ser determinante para a tentativa de reeleição de Braga ao Senado em 2026.

“Para 80% dos economistas, a reforma foi positiva para o Polo Industrial de Manaus. É evidente que ele vai utilizar isso durante as eleições. Não sei se será suficiente, mas acredito que ele contará com o apoio das federações, do comércio e da associação comercial, porque todas essas instituições aplaudiram o resultado da reforma tributária”, explicou Helso Ribeiro ao Portal AM1.

O analista político também ressalta a importância de os eleitores terem acesso às ações dos representantes políticos. “Os políticos vivem de propaganda. Eles precisam mostrar serviço, e esse serviço precisa chegar ao eleitor”, destacou. A promoção da atuação de Braga nas redes sociais reforça essa estratégia.

Uma apuração do Portal AM1 na Biblioteca de Anúncios do Meta Business identificou um volume significativo de publicações impulsionadas pelo perfil do senador sobre a reforma tributária.

Em 2025, foram 20 postagens impulsionadas utilizando o termo “reforma tributária”, acumulando entre 5 milhões e 6 milhões de impressões, conforme os dados da plataforma.

Helso Ribeiro avalia que o protagonismo de Eduardo Braga na reforma tributária pode ser um dos “carros-chefes” de sua campanha à reeleição. No entanto, devido a uma rejeição considerável na capital amazonense, questiona se isso será suficiente para garantir sua permanência no Senado.

“Esse histórico e essa participação na reforma tributária serão o carro-chefe da sua campanha ao Senado. Resta saber se isso será suficiente. Lembro que são duas vagas, então vamos ver o que acontece”, ponderou o analista político.

 

LEIA MAIS: