Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Mundo

EUA têm segunda noite de protestos durante apuração dos votos

A maioria das manifestações dessa quarta-feira (4) ocorreu de forma pacífica, porém, algumas cidades registraram focos de tensão

EUA têm segunda noite de protestos durante apuração dos votos

Reprodução: Twitter

Os votos para definir quem será eleito presidente dos Estados Unidos continuam sendo apurados. Enquanto isso, o país passou por uma segunda noite de protestos. A maioria das manifestações dessa quarta-feira (4) ocorreu de forma pacífica, porém, algumas cidades registraram focos de tensão.

Em Minneapolis, a Interestadual 91, uma das principais rodovias de Minnesota, foi bloqueada por manifestantes em um ato contra o presidente Donald Trump, que tenta a reeleição e declarou vitória na madrugada de quarta, antes mesmo dos resultados finais.

Leia mais: Com Biden à frente, Trump se autodeclara vencedor e quer paralisar;votação;

A polícia prendeu algumas pessoas que faziam parte do protesto e se recusaram a deixar a pista. O número de detidos não foi informado.

Na Pensilvânia, estado em que nasceu o candidato Joe Biden e onde a disputa está bem acirrada, eclodiram protestos na cidade de Filadélfia para que seja realizada a contagem de todos os votos. Mais cedo, a campanha de Trump entrou com uma ação solicitando a suspensão da apuração dos votos restantes no estado, que devem ser favoráveis a Biden. As autoridades locais informaram que a contagem no estado deve terminar apenas na sexta-feira (6).

Em Chicago, Portland e Nova York também ocorreram protestos para que todos os votos sejam contados.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram manifestantes pró-Donald Trump tentando invadir, nessa quarta-feira, o local de apuração dos votos na cidade de Detroit, em Michigan.

Uma ação também foi movida pela campanha de Trump, em Michigan, para que a contagem seja suspensa. De acordo com a imprensa americana, Joe Biden vence no estado.

Em Maricopa, no estado do Arizona, apoiadores de Donald Trump se reuniram em frente a um posto de contagem. Nesse caso, o protesto era contra os veículos de mídia que projetavam a vitória de Biden, pois ainda era muito cedo para determinar o vencedor; apuração no estado ainda ocorre.

https://twitter.com/BrianaWhitney/status/1324188017838317569?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1324188017838317569%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.metropoles.com%2Fmundo%2Feleicoes-eua-tem-segunda-noite-de-protestos-durante-apuracao-dos-votos

Por precaução, policiais do grupo tático foram chamados e entraram no local onde ocorre a contagem dos votos para agir caso a situação perca o controle.

 

(*) Com informações do Metrópoles