Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Evento de Lula em prol da democracia não reúne políticos do Amazonas

O evento 'Democracia Inabalada' reuniu políticos e autoridades dos Três Poderes da República em Brasília, mas não contou com a presença de nomes do Amazonas.

Evento de Lula em prol da democracia não reúne políticos do Amazonas

(Foto: Divulgação/Assessoria/Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – Nenhum dos 11 parlamentares do Amazonas no Congresso Nacional participou do evento “Democracia Inabalada”, promovido pelo governo do presidente Lula (PT) nessa segunda feira (8). O evento teve objetivo de lembrar um ano dos ataques do 8 de janeiro de 2023 – quando prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados por manifestantes inconformados com o resultado da última eleição presidencial.

Executivo Estadual

Além de memorar o dia dos ataques, o encontro tinha o objetivo de reunir todos os chefes de Estado, incluindo o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), que deixou de comparecer ao evento por estar em viagem internacional na China, onde busca investimentos para o estado.

Wilson foi um dos governadores que esteve em Brasília no dia 9 de janeiro de 2023 – um dia após os ataques – para se reunir com Lula e demais chefes de Estado.

Naquela ocasião, o governador repudiou ocorrido e enviou homens das forças de segurança do Amazonas para atuar em Brasília para restabelecer a ordem pública.

Somente 14 governadores marcaram presença no encontro. Dos 7 governantes da Região Norte, apenas o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) e o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade) foram para o Congresso.

Executivo Municipal

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que tem buscado aproximação com o governo federal e, em 2023, acumulou diversas viagens a Brasília em busca de investimentos para a capital amazonense, também não compareceu ao evento.

Mas, nesse caso, não houve divulgação se ele, de fato, foi convidado para o encontro de políticos e autoridades na capital federal.

Apesar de seguir com Bolsonaro em 2018, David Almeida adotou postura de oposição a Jair em 2022 ao declarar voto em Simone Tebet (MDB) no primeiro turno.

Já no segundo turno, o prefeito não quis se indispor com candidato A ou B e disse que não revelaria seu voto.

Senadores

Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que são governistas, também não compareceram ao evento, o que trouxe diversos questionamentos para os observadores da política. O senador Plínio Valério (PSDB), que faz oposição ferrenha ao governo petista, também não marcou presença no evento.

Deputados

Dos oito deputados federais pelo Amazonas, nenhum participou do evento. O único que deu retorno ao Portal AM1 sobre o motivo de não ter  ido ao evento foi o deputado federal Adail Filho (Republicanos), que tem perfil bolsonarista e de direita. O motivo da ausência seria compromissos de sua agenda política no estado.

STF

Dos 11 ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal (STF), quatro não compareceram à solenidade no Congresso: André Mendonça, Dias Toffoli, Luiz Fux, Nunes Marques.

(*) Colaborou Isac Sharlon

LEIA MAIS