Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

‘Evitei dar motivo para negacionistas’, diz Lula sobre viagem ao Nordeste

O ex-presidente garantiu que os encontros durante a passagem no Nordeste respeitarão as normas de saúde para evitar a propagação da covid-19

‘Evitei dar motivo para negacionistas’, diz Lula sobre viagem ao Nordeste

Foto: Agência Brasil

MANAUS, AM – O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva(PT) tem buscado novas alianças e fortalecer a base eleitoral para uma possível disputa à presidência em 2022. Com grande popularidade na região Nordeste, o petista desembarcou em Recife neste domingo (15), um dia após o presidente Jair Bolsonaro ter entregado unidades habitacionais no Ceará.

Em resposta às críticas recebidas de opositores por ter viajado, Lula usou as redes sociais para se defender dos comentários. Ele afirmou que cumpriu o isolamento social por muito tempo e que evitou sair para dar motivo para “negacionistas”, se referindo aos opositores.

“Evitei durante muito tempo sair de casa para não dar motivo para os negacionistas falarem que a gente não estava respeitando a pandemia. Mas decidi fazer essa viagem pelo Nordeste, respeitando às normas sanitárias, por compreender o momento que atravessa nosso país”, escreveu ele no Twitter.

Leia mais: Lula chega ao Recife e inicia articulação para 2022

Durante a pandemia, o ex-presidente fez discursos contra os encontros promovidos por Bolsonaro e apoiadores. Com grande número de pessoas e sem respeitar os protocolos de saúde para evitar a contaminação por covid-19, os eventos a favor do governo federal são alvos de críticas da oposição.

Porém, mesmo sendo alvo de críticas, a oposição acaba seguindo o mesmo erro dos apoiadores de Bolsonaro, com manifestações com alto número de pessoas. No entanto, eles alegam que os atos respeitam as normas de segurança e são pacíficos e sem ataques aos Poderes.

Leia mais: ‘Empobrecemos ainda mais com Lula e Bolsonaro’, dispara Marina Silva

Mesmo assim, os encontros de apoiadores são criticados, o que não seria diferente sobre a excursão de Lula pelo Nordeste. Essa é a primeira viagem do ex-presidente desde que foi inocentado das acusações de corrupção. Para garantir a segurança da população, o senador Humberto Costa (PT) garantiu que encontros de rua não estão na agenda do possível candidato à presidência.

Minutos depois do esclareciemento, o ex-presidente ainda criticou a administração do presidente Bolsonaro durante a pandemia, alegando que ele não visitou hospitais, mas teve coragem para visitar quartéis.

Leia mais: Ex-publicitário de Lula, Duda Mendonça morre em São Paulo

Eleições 2022

Sobre as eleições de 2022, em coletiva de imprensa, Lula disse que Bolsonaro vai perder as eleições e não aceitará o resultado. Nos últimos meses, o atual presidente defendeu o voto impresso, afirmando que as urnas eletrônicas são fraudulentas. Porém, o desde que foram implantadas no Brasil, o sistema nunca apresentou fraude. Bolsonaro não apresentou provas sobre a acusação.

“O Bolsonaro vai perder as eleições e vai acatar o resultado. Ele pode é ficar triste porque talvez quem ganhe não queira receber a faixa dele e prefira receber do povo”, disse o petista. Vale lembrar que em recentes pesquisas eleitorais, Lula aparece em primeiro lugar, seguido de Bolsonaro, o que aponta uma vitória do ex-presidente caso as eleições fossem realizadas hoje.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.