Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Ex-titular da SSP-AM, Bonates rouba a cena em evento com novo secretário de Segurança

Segundo o Coronel Vinícius Almeida, a presença do Coronel Louismar Bonates em eventos da Segurança Pública do Amazonas é um reconhecimento ao trabalho realizado por ele na pasta.

Ex-titular da SSP-AM, Bonates rouba a cena em evento com novo secretário de Segurança

Coronel Bonates sentado na segunda fileira à esquerda de Wilson Lima(Foto: Alex Pazuello e Artur Castro / Secom)

Manaus (AM) – O Coronel Louismar Bonates, que deixou o comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) para concorrer ao cargo de deputado federal pelo União Brasil (UB) nas Eleições de 2022, voltou a aparecer em eventos da pasta neste início de 2024.

A presença de Bonates chamou a atenção da imprensa, em evento realizado na manhã desta quarta-feira (3), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB).

Na ocasião, foram entregues a Base Fluvial Arpão 2 e mais de R$ 8 milhões em equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Durante os discursos, Bonates foi citado como “nosso eterno secretário”, por autoridades militares do estado. O atual chefe da pasta é o Coronel PM Vinícius, que veio da função de comandante-geral da Polícia Militar. Vinicius era para ser um dos protagonistas no evento, mas acabou perdendo os holofotes para Bonates.

A pasta da Segurança Pública é uma das mais importantes do governo, e é alvo de disputa acirrada entre os aliados do governador. Durante o período em que comandou a Secretaria de Segurança Pública, Bonates foi um dos principais defensores do projeto de retomada das bases fluviais nas calhas do rios para oferecer segurança e uma atuação mais presente do estado no combate aos crimes de narcotráfico, extração ilegal de madeira, ouro e biopirataria.

As quatro bases existentes contam com uma estrutura de lanchas blindadas, metralhadoras, óculos de visão noturna e academia para treinos físícos dos agentes de segurança. Outra novidade no projeto das bases fluviais é a cooperação de unidades das forças de policia de Roraima que vão se integrar com efetivos da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnico-Científica.

Bonates comandou a SSP-AM de janeiro de 2019 (início do 1º mandato de Wilson Lima como governador do Amazonas) até o dia 3 de agosto de 2022. Apesar dos rumores de que a saída teria sido motivada por conta de tratamento de saúde, dois dias depois da exoneração Bonates foi lançado candidato a deputado federal em um evento do UB com a presença de mais de 30 mil pessoas.

Antes de sua saída da titularidade da SSP-AM, o vice-governador na época, Carlos Almeida Filho (PT), tentou destitui-lo do cargo máximo na Segurança Pública sob suspeita de uma possível ligação de Bonates ao crime organizado.

O documento de exoneração, assinado pelo vice-governador no dia 21 de julho, nem chegou a ser publicado na versão impressa do Diário Oficial. Depois, o Governo do Amazonas tratou o assunto como tentativa de golpe e manteve Bonates no cargo.

O sucessor de Bonates foi o general Carlos Alberto Mansur, que foi exonerado após ser alvo da Operação Comboio, da Polícia Federal e do Ministério Público. As investigações apontaram crimes de extorsão e corrupção na alta cúpula da pasta.

LEIA MAIS: