Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Cenário

Fausto diz que atuará como ‘secretário-deputado’ para projetos no Amazonas

A pasta que Fausto Júnior assumirá é responsável por gerenciar projetos estratégicos no governo estadual.

Fausto diz que atuará como ‘secretário-deputado’ para projetos no Amazonas

(Foto: Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – Licenciando para assumir como secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o deputado federal Fausto Júnior (UB) afirmou nesta sexta-feira (29), que vai atuar como “secretário-deputado” obtendo recursos para novos projetos.

Em entrevista para uma TV local, o deputado afirmou que não está deixando uma atividade para fazer outra. Ao assumir a secretaria, Fausto disse que “será a continuação de um novo capítulo, agora, como secretario”, para ajudar na obtenção de recursos junto ao governo federal.

“A gente criou uma relação de confiança e de parceria muito forte lá em Brasília, com o partido, nessa obtenção de recursos para o governo do Estado. Para que o governador Wilson Lima (UB) possa, a partir desse reforço em relação ao União Brasil, ao Governo do Estado”, disse Fausto.

Os investimentos serão para a construção de novas moradias, saneamento básico, asfaltamento em Manaus e nos municípios, além da regularização fundiária, segundo o parlamentar.

Conforme o deputado, orçamento inicial da secretaria é de R$ 1,6 bi para 2024, que se dividem para o sistema viário, convênio com as prefeituras, “como foi visto hoje na inauguração do viaduto José Fernandes”.

A pasta que Fausto Júnior assumirá é responsável por gerenciar projetos estratégicos no governo estadual.

Zona Franca de Manaus

Fausto disse que foi uma experiência muito positiva ao colaborar com a aprovação da reforma tributaria, mas que o Amazonas também sofreu e soube enfrentar uma barreira muito grande em relação à Zona Franca de Manaus (ZFM) 0 com a bancada de são Paulo.

“Não temos dúvida que o Amazonas saiu vencedor em relação às vantagens comparativas”, tendo como barreira ao menos 70 parlamentares da região Sudeste trabalhando contra.

Fausto reconheceu também o emprenho do governador Wilson Lima, que colocou técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para entregar uma proposta que fosse vantajosa, “mas que o AM não se colocasse desigual em relação as demais unidades da federação”.

O parlamentar disse que ficou demonstrado de forma técnica pelos parlamentares do amazonas, uma tentativa dos governos do Sudeste brigando com o governo federal para que eles tivessem os seus pedidos atendidos”, disse

A Zona Franca não é um modelo econômico, é só um modelo sustentável, sem que com isso a gente precise desmatar a floresta amazônica”, afirmou.

BR-319

Em um breve balanço do mandato, Fausto disse que o ano foi proveitoso, apesar das dificuldades com a mudança para o governo de Lula (PT), com a reestruturação das pastas ministeriais.

“Tivemos muitas conquistas como a criação da frente paramentar em defesa da BR-319. É uma bandeira que está acima de qualquer bandeira partidária, não só os parlamentares do amazonas, mas toda a região Norte precisa se unir para cobrar do governo federal e dos órgãos de controle a realização da reforma da BR-319, e isso aconteceu”, disse.

LEIA MAIS: