Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Fausto Junior retira assinatura da CPI da Pandemia e diz ‘estou fora’

O deputado alegou que a proposta trás a tona a vaidade e conveniência política do deputado Dermilson Chagas

Fausto Junior retira assinatura da CPI da Pandemia e diz ‘estou fora’

(Foto: Danilo Mello/Aleam)

MANAUS (AM) – Após a “queda de braço” dos deputados estaduais para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos durante a pandemia causada pela Covid-19, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O deputado Fausto Junior (MDB) voltou atrás e retirou sua assinatura da CPI da Pandemia, alegando que a proposta demonstra apenas a vaidade e conveniência política do deputado Dermilson Chagas.

Na semana passada os deputados Dermilson Chagas (Podemos) e Wilker Barreto (Podemos) se articularam para instaurar a CPI da Pandemia, que busca investigar contratos de publicidade; uso de recursos para pagamentos de exercícios anteriores em plena crise sanitária; falta de transparência aos órgãos de controle e a sociedade sobre as medidas de enfrentamento e gastos com a pandemia, entre outras. No entanto, uma nova Comissão, a CPI da Asfixia foi proposta na Aleam, o que gerou divergências entre os deputados e acusações de supostas interferência de poder.

Leia mais: Com duas propostas de CPI para a Saúde, Aleam mostra desunião dos deputados

Para o deputado Fausto Junior, a CPI expressa a vaidade de Dermilson Chagas que não possui o interesse de investigar e sim de ser “pai de uma CPI”.

“O que eu vi ontem foi uma exposição de vaidade e uma constante maneira de fazer política tripudiando os colegas. Quando assinei a CPI foi porque eu confiava na capacidade de investigação, no entanto, o deputado demonstrou falta de maturidade política ao ver sua CPI ser criticada, querendo a todo custo tripudiar os colegas em defesa de uma CPI que estava incompleta. O deputado Dermilson desrespeitou uma CPI que indiciou várias pessoas, que investigou e cumpriu seu dever, eu repudiou todas as acusações feitas nesta Casa”. Não é assim que se faz política, o Amazonas não merece esse tipo de comportamento na Assembleia”, disse.

Em seguida, Fausto anunciou que iria retirar sua assinatura por acreditar que os deputados deveriam entrar em um consenso sobre as Comissões.

“Vou retirar minha assinatura da CPI da Pandemia. E vou aguardar que de forma amadurecida os colegas desta casa sentem e revejam as competências de cada CPI. Eu tenho interesse de investigar, mas não vou compactuar com uma CPI que pode acabar em pizza. Enquanto não houver maturidade política e uma CPI única, eu estou fora”, declarou Fausto.

Acompanhe em tempo real através das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.