Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Flurona: AM registra primeiros casos de infecção simultânea por covid e influenza

Pacientes infectadas com covid-19 e influenza são de Manacapuru e Manaus; elas estão em isolamento de 14 dias

Flurona: AM registra primeiros casos de infecção simultânea por covid e influenza

Foto: Agência Brasil

MANAUS, AM – O estado do Amazonas tem dois casos de “flurona”, a coinfecção entre Covid-19 e Influenza A (H3N2). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (6), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

De acordo com a SES, o primeiro caso é de uma mulher de 25 anos que mora em Manacapuru, e o segundo, de outra mulher, de 25 anos, que mora em Manaus. Elas chegaram de São Paulo no dia 3 de janeiro, ocasião em que fizeram o teste para covid-19. Segundo relatório do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, as duas começaram a sentir os sintomas no dia 31 de dezembro de 2021.

As duas mulheres tiveram apenas sintomas leves, como tosse e dor de garganta. Informações da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apontam que elas já têm o esquema vacinal completo, com as duas doses da vacina contra a covid-19. Elas já estão em isolamento de 14 dias.

Leia mais: Jovem é o primeiro caso confirmado de infecção por covid e influenza ao mesmo tempo no Brasil

De acordo com o secretário de Saúde, Anoar Samad, a coinfecção não é motivo para preocupação. Ele aponta que casos assim já foram identificados e confirmados em outros estados do Brasil. “Não se trata de um novo vírus, mutação ou uma junção dos dois patógenos. É apenas o fenômeno de uma pessoa ser infectada por dois vírus simultaneamente”, salienta.

Nesta quinta-feira, o estado registrou 275 novos casos de covid-19, chegando à marca de 434.595 amazonenses infectados desde o início da pandemia. O boletim ainda registrou três novas mortes por covid-19, que ocorreram na quarta-feira (5). Com isso, já são 13.842 mortos pela doença.

Em Manaus, 71 pacientes estão internados com a doença, sendo 40 em leitos clínicos e outros 31 em UTI. Cinco pacientes internados aguardam a confirmação do diagnóstico, sendo que quatro estão em leitos clínicos e um está em UTI, mas na rede privada. Já no interior do Amazonas, 32 pacientes estão internados com covid-19, todos na rede pública de saúde. Um está em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), e outros 31 estão em leitos clínicos.

(*) Com informações da assessoria.

fato

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter