Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Brasil

Jovem é o primeiro caso confirmado de infecção por covid e influenza ao mesmo tempo no Brasil

Secretaria Estadual de Saúde diz que ainda não há nenhum caso de dupla infecção confirmado no Brasil

Jovem é o primeiro caso confirmado de infecção por covid e influenza ao mesmo tempo no Brasil

Foto: Kássio Moraes FVS-RCP

RIO DE JANEIRO, RJ – Um adolescente de 16 anos testou positivo tanto para Covid-19 quanto para a Influenza. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirma ainda não ter recebido este caso. No entanto, a família do jovem informa ter feito testes em dois laboratórios particulares diferentes.

O jovem começou a ter sintomas de gripe na semana passada. Os pais decidiram levá-lo a um laboratório particular, onde ele foi submetido a testes rápidos de Covid e Influenza – ambos os resultados foram positivos.

Desconfiados do resultado, os pais decidiram levar o adolescente a outro laboratório para um exame PCR. Mais uma vez, os resultados foram positivos.

“Ele é atleta e já está vacinado – tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe. Ele está bem, sem nenhum sintoma, mas pode acontecer. Por isso, cuidem-se porque os dois vírus podem existir no nosso organismo ao mesmo tempo”, recomendou a mãe do adolescente, Adriana Soutto Mayor.

Ainda de acordo com ela, apesar de não apresentar sintomas, o jovem vai cumprir todo o período de isolamento.

Leia mais: Amazonas tem mais 32 novos casos e 1 óbito por covid-19

Caso inédito

Casos de contaminação dupla – por Covid-19 e Influenza – ainda não haviam sido registrados no Brasil.

Houve uma ocorrência em Israel, de uma jovem grávida. Divulgado no último fim der semana, o caso foi chamado de “Flurona” – mistura de sílabas das palavras Influenza e Corona.

“Desde o início da pandemia, temos receio do surgimento de uma coinfecção – a mesma pessoa ter os vírus da gripe e da Covid. Nos últimos tempos, temos lidado com o vírus da gripe e com a variante Ômicron, que é muito mais contagiosa, circulando em vários estados. Por isso, muito provavelmente a gente vai ver mais coinfecção, o que pode causar um quadro mais grave, uma vez que os dois vírus atingem o mesmo sistema no organismo do indivíduo”, explicou a pediatra e infectologista, Cristiane Meirelles.

Ela falou sobre a importância da testagem.

“Por isso, é importantíssimo que as pessoas testem. O diagnóstico vai ser fundamental para que o médico oriente o tratamento adequado e tamb´-em o tempo de isolamento””.

O que diz a Secretaria de Saúde

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, até o momento, não há nenhum caso confirmado de dupla infecção.

Ainda de acordo com o órgão, em geral os casos são notificados pela doença mais grave – na situação específica, a Covid-19.

A secretaria informou, ainda, que não existem estudos para saber quais as consequências para os pacientes que tenham as duas infecções.

(*) Com informações do G1

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter