Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Coluna AM1

Futuro prefeito ou ator de Hollywood: encenação de Amom não convence o público

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (21) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Futuro prefeito ou ator de Hollywood: encenação de Amom não convence o público

Verdadeiro ou falso?

Tão verdadeiro quanto uma nota de R$ 3,00? O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que tem ganhado fama de não querer terminar mandatos, causou nas redes sociais esta semana ao aparecer humildemente [gente como a gente] usando sabão cutia e creme dental com bisnaga cortada. O garoto propaganda do sabão econômico quer ser prefeito de Manaus, mas esqueceu de usar o prestobarba amarelo. Há aqueles que acreditam que a história é bem diferente da que o deputado quer contar nas redes sociais, pois preferem crer que ele teria sido criado em berço de ouro, com leite de pera e soltando pipa no ventilador.

https://www.instagram.com/p/C4su7OBr0y_/

União Brasil

A estratégia de Roberto Cidade reunir um grande número de apoiadores na quadra da Aparecida, para comemorar a presidência municipal do União Brasil e impressionar o governador Wilson Lima, rendeu destaque ao deputado e aumentou a pressão sobre o diretório para que ele seja confirmado na disputa pela Prefeitura de Manaus. Agora, a sigla prepara, para a próxima segunda-feira (25), mais uma festa. O motivo, desta vez, é a vinda de Antônio Rueda, presidente nacional do UB, que deve abençoar Roberto Cidade na disputa pela Prefeitura.

Partido Liberal

Depois de Bolsonaro tornar público o apoio ao deputado federal Capitão Alberto Neto na disputa pela Prefeitura de Manaus, o Partido Liberal (PL) vai reunir, nesta sexta-feira (22), seus filiados e apoiadores, para oficializar a pré-candidatura de Alberto Neto. Será se Coronel Menezes vai ser confirmado como pré-candidato a vice-prefeito, ou a direita prepara um linchamento após ele ser visto na festa do União Brasil de mãos dadas com Roberto Cidade?

Bolsonaro em Manaus

Capitão Alberto Neto promete conseguir o que nem Coronel Menezes conseguiu em 2020: a vinda de Bolsonaro a Manaus para impulsionar a campanha eleitoral. Nesta sexta, Alberto dará detalhes sobre a vinda do ex-presidente a Manaus, o apoio da direita nacional a sua pré-candidatura e a composição da chapa do PL nesta eleição.

Observando

Procurado pelo Portal AM1, Coronel Menezes (PL) não quis comentar sobre o evento de lançamento da pré-candidatura de Alberto Neto a prefeito de Manaus. Nem tampouco confirmou se foi convidado ou se vai ao evento. Desde que foi flagrado curtindo a festa de Roberto Cidade no União Brasil, o coronel tem evitado falar sobre a disputa pela prefeitura. Mas, nos bastidores, há rumores de que ele tenta ensaiar uma chapa como vice de Roberto Cidade e, assim, enfraquecer o apoio da direita a Alberto Neto. Depois dos tropeços até aqui, Menezes ainda tem uma última carta na manga.

3º lugar

Ao serem lançados pré-candidatos a prefeito de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL) e Roberto Cidade (UB) terão a missão de brigar pelo terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto. Atualmente, David Almeida (Avante) lidera seguido de Amom Mandel (Cidadania). De um lado, Alberto Neto terá a força da direita conservadora com o apoio de Bolsonaro, mas de outro lado há Cidade com o apoio da máquina pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Governo do Amazonas e Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Apagão

A Amazonas Energia deixou às escuras a Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quinta-feira (21). Ao Portal AM1, a diretoria de comunicação da Casa legislativa informou que está com problemas no fornecimento de energia elétrica, mas não explicou os motivos. Por conta disso, o portal da Câmara está fora do ar. Será que o presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), deixou de pagar a conta de energia?

Esquerda amazonense

A ex-vereadora Lúcia Antony assumiu o comando da Federação PT, PCdoB e PV esta semana, e será sob a sua gestão a escolha do nome da esquerda para a disputa pela Prefeitura de Manaus. Até o momento, ao menos seis nomes se colocaram à disposição como pré-candidatos, sendo apenas o nome de Eron Bezerra pelo PCdoB e os demais pelo PT.

Irregularidade

Por suspeita de irregularidades, a Justiça Eleitoral proibiu a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pela Foca Comunicação, Consultoria e Gestão empresarial, nome fantasia do Instituto Listening, que foi publicada no último dia 11 de março e colocava Amom Mandel (Cidadania) à frente do prefeito David Almeida (Avante) na disputa pela Prefeitura de Manaus. Em caso de descumprimento, a Justiça estabeleceu multa diária de R$ 5 mil.

CPI da Semcom

A oposição ao prefeito de Manaus corre na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em busca de pelo menos 6 assinaturas para apresentar o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Semcom, para investigar um suposto caixa 2 dentro da Prefeitura de Manaus em favor de um portal de notícias. Oito vereadores já assinaram o pedido, mas são necessárias 14 assinaturas.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI