Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Política

Fux pressiona por sabatina de Mendonça para completar plenário do STF

Presidente do STF, Luiz Fux afirmou que a Constituição prevê que o plenário da corte esteja completo; marcação de sabatina de André Mendonça está parada

Fux pressiona por sabatina de Mendonça para completar plenário do STF

Foto: Divulgação/STF

BRASÍLIA, DF – Em entrevista à CNN Brasil, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (20) que é importante que a corte esteja sempre completa. A nomeação daquele que pode ser o 11° ministro, André Mendonça, ainda está parada no Senado Federal.

A nomeação de André Mendonça ainda está parada porque o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) ainda não pautou a sabatina do ex-chefe da Advocacia Geral da União (AGU). O pedido foi enviado ao Senado ainda em julho, e nunca antes na história da corte, o pedido ficou tanto tempo parado.

Leia mais: Fux rebate Bolsonaro e garante: ‘ninguém fechará o Supremo’

“A Constituição Federal prevê que a corte julgue completa, porque prevê o plenário do STF. Em obediência ao plenário, é importante que a Corte esteja completa”, disse Fux.

Atualmente, diversos processos estão em 5 a 5, faltando apenas o voto do ministro que deve ser nomeado, seja Mendonça ou outro nome. Caso o ex-AGU seja nomeado, ele vai desempatar o julgamento que vai decidir se mulheres transexuais ou travestis que estejam presas poderão cumprir pena em presídios masculinos ou femininos. O placar da votação está em 5 a 5.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.