Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Governo do AM tenta evitar impactos da estiagem de 2024 com dragagem dos rios

Wilson Lima também anunciou que tem se reunido com ministros do governo federal, para solicitar apoio na antecipação das obras na região.

Governo do AM tenta evitar impactos da estiagem de 2024 com dragagem dos rios

(Foto: Diego Peres / Secom)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, nesta quinta-feira (9), que o governo estadual se antecipou para tentar amenizar os impactos da estiagem de 2024 [prevista para atingir seu ápice entre os meses de outubro e novembro] e entregou licenças para realização de dragagem dos rios da região.

“Já estamos antecipando ações para minimizar os impactos da estiagem que se avizinha. Hoje, entregamos as licenças para realização de dragagem nos rios Madeira, Amazonas e Solimões. Também tenho reunido com ministros do Governo Federal solicitando apoio na antecipação de ações. Estamos trabalhando para diminuir os efeitos das mudanças climáticas na vida das pessoas, especialmente as mais vulneráveis”, escreveu Wilson Lima nas redes sociais.

Wilson Lima também informou que tem se reunido com ministros do governo federal para solicitar apoio na antecipação das ações.

Desse modo, a articulação pela liberação dos serviços, que iniciarão no segundo semestre, é para evitar as mesmas consequências que a seca histórica causou no ano passado.

O objetivo, segundo o governo, é diminuir os efeitos das mudanças climáticas “na vida das pessoas, especialmente, as mais vulneráveis”.

 

Governador Wilson Lima entrega licenças para realização de dragagem (Foto: Reprodução/@wilsonlimaam)

Dragagem

A dragagem dos rios consiste em remover sedimentos e resíduos decantados no fundo, que reduzem sua profundidade e prejudicam a navegabilidade. Ao dragar um rio ou outro corpo d’água, a profundidade é ampliada, facilitando o trânsito de embarcações.

 

LEIA MAIS: