Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Economia

Governo federal não declina e mantém decreto que prejudica ZFM

Governo federal não declina e mantém decreto que prejudica ZFM

Deputados federais e senadores do Amazonas, se reuniram na tarde desta terça-feira (5), em Brasília, com o Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para tentar barrar o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, que põe em risco a Zona Franca de Manaus (ZFM). A medida reduz de 20% para 4% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que serve para a produção de refrigerantes e cerveja, que são produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Após a reunião, o senador Omar Aziz (PSD) informou que nos próximos dias haverá outro encontro com o ministro da Fazenda, para tentar se chegar a um acordo, onde a Zona Franca não seja prejudicada. De acordo com o senador, se houver a redução do imposto, a ZFM perderá competitividade com outros estados e pode até acabar.

 

Bancada do Amazonas se reuniu com a equipe do governo federal na tarde desta terça-feira. (Foto: Reprodução)

“Infelizmente não houve nada conclusivo. A verdade é que há uma má vontade por parte da Receita Federal e da Fazenda quanto ao assunto. Agora a gente não pode permitir que o modelo Zona Franca seja mexido. Não é só o setor de concentrados, mas o modelo (Zona Franca) que não pode, de forma nenhuma, ser mexido. Então o Governo Federal tem que manter esses 20% do IPI e procurar alternativas para suprir o déficit que eles vão ter na arrecadação, por conta do reajuste do diesel”, assegurou Aziz.

Nesta quarta-feira (6), a bancada amazonense deve se reunir novamente, no gabinete da liderança do PSD, para discutir medidas que possam derrubar a alteração do IPI. O decreto presidencial está em vigor desde a última quinta-feira (31).

 

*Com informações da assessoria