Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Política

Governo Lula afirma que apoia CPMI sobre atos golpistas

Decisão foi motivada pelo vazamento de imagens que mostram chefe do GSI no Palácio do Planalto, no dia do ataque golpista

Brasília (DF) – O governo Lula (PT) vai apoiar a instalação da CPMI do 8 de janeiro após o vazamento de imagens que mostram o general Gonçalves Dias, chefe do GSI, no Palácio do Planalto durante os atos golpistas. O ministro Alexandre Padilha afirma que o vazamento de imagens “cria uma nova situação política” e que a CPMI será uma “pá de cal” na versão bolsonarista de que o governo Lula está envolvido nos atos golpistas.

O governo quer uma apuração detalhada do vídeo; inclusive, a identidade dos agentes que aparecem borrados. Segundo o ministro, as imagens “trazem novos fatos”. Padilha diz que a oposição tenta criar uma teoria da conspiração, “um verdadeiro terraplanismo”, para culpar o governo, o Congresso e o STF pelos atos golpistas. Ele repetiu que o presidente Lula quer que “se apure até o fim” os responsáveis pelo 8 de janeiro.

Padilha diz que a instalação da CPMI não vai atrapalhar o calendário de votações dos temas prioritários do governo, como o arcabouço fiscal. “Vamos fazer um enfrentamento político. Na minha opinião, a CPMI será pá de cal nessa tentativa de criar teoria conspiratória”, declarou Padilha.

Até agora o governo tentava evitar a instalação da CPMI, mas a divulgação do vídeo que mostra Gonçalves Dias inflamou a oposição. Nos vídeos, ele aparentemente orienta bolsonaristas que invadiram o Palácio do Planalto.

(*) Com informações do UOL

LEIA MAIS: