Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Governo oferece 14% de reajuste salarial e pede volta às aulas em todo o Amazonas

Proposta é maior que a oferecida anteriormente (8%), mas ainda está abaixo dos 25% que é pedido pela categoria de profissionais da educação.

Governo oferece 14% de reajuste salarial e pede volta às aulas em todo o Amazonas

Professores em greve ( Foto: Divulgação/Sinteam)

Manaus (AM)– Em reunião com profissionais da educação, nesta segunda-feira (29), o governo do Amazonas aumentou de 8% para 14% a contraproposta para o reajuste salarial da categoria, além da retirada das faltas e o reembolso aos que tiveram os descontos em seus contracheques.

A reunião, que ocorreu na sede do governo e contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), da Associação dos Servidores Administrativos da Educação (Avamseg), além do representante do estado, secretário-geral de governo, Sérgio Litaiff.

“São 14% de reposição de salário, a progressão vertical, a revisão do PCCR, e uma coisa mais importante que é a bonificação das faltas, com data pré-estabelecida para fazer a restituição desse financeiro para os servidores de educação”, disse o presidente da Comissão de Educação na Aleam, deputado Cabo Maciel.

A contraposta do governo é maior que a oferecida no dia 18 deste mês, de 8%, mas ainda está abaixo do que é pedido pela categoria que é de 25%, além de reajuste no vale alimentação e outros benefícios.

Ainda conforme divulgação do parlamentar, isso representa um “avanço nas negociações”. Ele espera que os professores aceitem a proposta.

Governo estadual e a categoria devem voltar a se reunir na próxima quarta-feira (31), em mais uma tentativa de chegar a um acordo.

Enquanto não há um acordo, as escolas públicas da rede estadual seguem sem aulas.

LEIA MAIS: