Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Destaques

Greve dos Correios no Amazonas atinge área de distribuição

Greve dos Correios no Amazonas atinge área de distribuição

Funcionários dos Correios entram em greve em todo o país (Foto: Agência Brasil)

Funcionários dos Correios entram em greve em 20 estados (Foto: Agência Brasil)

 

Da Redação

Os funcionários dos Correios entraram em greve desde a última terça-feira (19) em 20 estados e o Distrito Federal, informou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

Apesar disso, a direção dos Correios no Amazonas informou por meio de nota que “90% do efetivo estão presentes e trabalhando – o que corresponde a 1074 empregados”.

A paralisação é parcial e está concentrada na área de distribuição e, por enquanto, afeta os serviços de atendimento, segundo a empresa. “Até o momento, todas as agências, inclusive nas regiões que aderiram ao movimento paredista, estão abertas e todos os serviços estão disponíveis”, diz o comunicado.

A paralisação envolve os trabalhadores dos sindicatos de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Brasília (DF), Campinas (SP), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Juiz de Fora (MG), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ribeirão Preto (SP), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Maria (RS), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sergipe, Santa Catarina, Uberaba (MG) e Vale do Paraíba (SP).

Reivindicações

Segundo a Fentect, os trabalhadores resolveram cruzar os braços por causa do sucateamento da empresa e insatisfação com os direitos trabalhistas. Entre as reivindicações estão o fechamento de agências por todo o país, pressão para adesão ao plano de demissão voluntária, ameaça de demissão motivada com alegação da crise, ameaça de privatização, corte de investimentos em todo o país, falta de concurso público, redução no número de funcionários, além de mudanças no plano de saúde e suspensão das férias para todos os trabalhadores, exceto para aqueles que já estão com férias vencidas.