Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Greve nacional leva Petrobras a apresentar nova contraproposta aos petroleiros

A proposta será avaliada pelo Conselho Deliberativo da FUP, que se reúne nesta segunda-feira (22).

petroleiros-de-urucu-no-am-ent

(Foto: Divulgação/Instagram @sindipetroam)

Manaus (AM) – A greve nacional dos petroleiros começou a surtir efeito e levou a gestão do sistema Petrobras a apresentar uma nova contraproposta à categoria. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM) em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (22/12).

De acordo com o sindicato, a nova proposta representa avanços em pontos considerados centrais da campanha reivindicatória. A entidade destacou que, apesar de a empresa ter afirmado anteriormente que não haveria novas negociações, a mobilização da categoria pressionou a gestão a retomar o diálogo.

A contraproposta será analisada pelo Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), instância formada pela direção da federação e representantes dos 14 sindicatos filiados. A reunião deve definir os próximos passos do movimento e o posicionamento oficial da categoria, com divulgação do resultado em breve para os trabalhadores.

Enquanto aguarda a avaliação do Conselho, a FUP informou que ainda espera respostas da Petrobras sobre temas considerados sensíveis, como a situação das subsidiárias, a compensação ou não dos dias parados e a garantia de que não haverá punições aos trabalhadores e trabalhadoras que aderiram à greve.

Outro ponto destacado diz respeito à logística e à hospedagem no dia de embarque dos petroleiros e petroleiras que atuam em áreas offshore.

Na legenda da publicação, o Sindipetro-AM informou que a FUP e os sindicatos filiados se reúnem ainda nesta segunda-feira, a partir das 18h, em Conselho Deliberativo, para avaliar a proposta apresentada pela gestão da Petrobras durante a mesa de negociação realizada no domingo (21).

Confira

LEIA MAIS