Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Grito de ‘Pazuello governador’ é levantado em visita de Bolsonaro a Manaus

"Pazuello Governador" foi levantado por apoiadores de Bolsonaro durante a visita. O general veio de Brasília na comitiva do presidente

Grito de ‘Pazuello governador’ é levantado em visita de Bolsonaro a Manaus

General Eduardo Pazuello foi aclamado pelos espectadores e até pelo presidente da República. Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Uma das pessoas mais ovacionadas durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Manaus foi o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. Durante o evento, que ocorreu nesta sexta-feira (23), o general chegou a receber gritos de “Pazuello Governador”, feito por apoiadores do presidente que estavam no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV).

O general, que atualmente está adido à Secretaria Geral do Exército, veio a Manaus na comitiva de Bolsonaro com outros ministros. Na comitiva, também veio o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Entretanto, Queiroga foi preterido diversas vezes durante o evento, em prol de Pazuello, que será um dos investigados pela CPI da Covid no Senado.

Leia mais: Ex-ministro Pazuello é transferido para Secretaria Geral do Exército

Durante o evento, praticamente todos os políticos presentes foram vaiados por apoiadores do presidente. Foi o caso do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e do deputado federal Silas Câmara (Republicanos). No momento do discurso de outras autoridades, os apoiadores viraram de costas para quem estava discursando.

O primeiro a falar a favor do ex-ministro foi Gilson Machado, ministro do Turismo. Ele afirmou que é testemunha do empenho do general quando estava no cargo. Esse foi o primeiro momento em que o grito de “Pazuello governador” foi levantado durante a visita do presidente.

“Eu sou testemunha. Eu estava na Bahia com o general Pazuello e o presidente, quando a Anvisa liberou o uso das vacinas. No dia seguinte, graças à atuação do general Pazuello, já havia vacinas em todo o Brasil. Sou testemunha do incrível trabalho deste homem”, disse Machado.

Já o governador Wilson Lima agradeceu pelo apoio dado pelo general durante o mês de janeiro, considerado o pior de toda a pandemia. “O general Pazuello viveu no Amazonas, e, durante um dos momentos mais difíceis do nosso estado, ele esteve conosco. Somos eternamente gratos por isso”, salientou Lima.

Já o presidente Jair Bolsonaro foi um dos que mais exaltou o militar e sua gestão na Saúde. “Pazuello não mediu esforços para trabalhar e ajudar o povo a se livrar dessa pandemia. Inclusive, esse trabalho está sendo continuado pelo nosso ministro [Marcelo] Queiroga. Pazuello, muito obrigado por tudo o que você fez”.

Pré-campanha?

A vinda de Pazuello a Manaus, com sua aclamação, tem sido vista como um lançamento de sua pré-campanha ao governo  estadual. Em fevereiro de 2021, conforme a coluna Diário do Poder, Pazuello cogitou se lançar candidato a governador. A aclamação desta sexta-feira tem sido um claro sinal disso.

O presidente visitou a cidade para inaugurar a segunda etapa do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), nesta sexta-feira (23). Na comitiva, além de Pazuello, vieram os ministros Gilson Machado (Turismo), João Roma (Cidadania), Milton Ribeiro (Educação), Marcelo Queiroga (Saúde) e Augusto Heleno (GSI).

Pazuello também está na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Durante sua gestão no Ministério da Saúde, o número de mortos por covid-19 saltou de 15 mil para 300 mil mortos. Também durante a sua gestão no MS, o Amazonas passou por uma das maiores crises de oxigênio da pandemia. Em razão disso, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação contra o general por improbidade administrativa.