Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Guedes diz que não sabia que redução de imposto sobre importação de bicicletas afetaria ZFM

Bancada do Amazonas se reuniu com Paulo Guedes, para tratar da medida que gera desemprego na região, mas o ministro afirmou que não sabia de nada

Guedes diz que não sabia que redução de imposto sobre importação de bicicletas afetaria ZFM

Reprodução: acheiusa/ Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sequer sabia da redução no imposto sobre importação de bicicletas, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada, e que foi tema de reunião com bancada federal do Amazonas do Congresso Nacional, nessa terça-feira (23).

A medida do governo federal afeta, de forma negativa, diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM), uma vez que o setor gera cerca de 5 mil empregos na região. No Brasil, o setor das bicicletas gera em média 70 mil empregos em 14 estados.

Leia mais: Bancada do Amazonas reunirá com ministro Paulo Guedes nesta terça

Assim que a redução do imposto foi anunciada por Bolsonaro, vários parlamentares se posicionaram contra e anunciaram uma possível reunião com Paulo Guedes para pedir a suspensão da medida. O encontro aconteceu, mas não deu resultados.

“Nada foi resolvido aqui. O ministro disse que não estava nem sabendo desse assunto”, disse o deputado federal José Ricardo (PT).

Por conta disso, no meio da reunião, Paulo Guedes deixou os parlamentares com a assessoria técnica e pediu um prazo de 24 horas para reanalisar a medida e dar uma resposta aos deputados e senadores do Amazonas.

Leia mais: Paulo Guedes pede 24h para analisar suspensão de medida que prejudica empregos na ZFM

“Chamou sua assessoria técnica, que sustentou a continuidade dessa medida, embora tenha sido dado um prazo de 24 horas para se fazer uma reanálise. O certo é que os empregos estão sendo ameaçados”, continuou José Ricardo.

Além da conversa com Guedes, os deputados José Ricardo e Alberto Neto (Republicanos) apresentaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) pedindo a suspensão da medida, que pode gerar desempregos no Amazonas e no resto do país. O PDL de José Ricardo, inclusive, conta com assinatura de deputados de outros estados.

Os senadores Eduardo Braga (MDB), Plínio Valério (PSDB) e Omar Aziz (PSD) também elaboraram um PDL, mas não devem apresentar neste momento. Eles vão aguardar o prazo do ministro Paulo Guedes para definir se apresentam esse Projeto de Decreto Legislativo.