Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cenário

Há 53 dias, CPI da AM Energia está parada na CMM e vereador pede respostas de David Reis

Autor da proposta, o vereador Rodrigo Guedes disse que não descarta a possibilidade de acionar a Justiça para determinar a instalação da CPI

Há 53 dias, CPI da AM Energia está parada na CMM e vereador pede respostas de David Reis

Fotos: Divulgação/CMM

MANAUS/AM – A instalação ou não da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia já está há mais de 50 dias parada na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Durante todo esse tempo, o autor da proposta, vereador Rodrigo Guedes (PSC) vem cobrando resposta do presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante).

“Tenho cobrado toda semana na tribuna da Câmara Municipal de Manaus a instalação da CPI da Amazonas Energia. Nós já temos mais de 40 dias e, absolutamente, todas as semanas eu cobrei. Tirando, obviamente, a primeira semana, que ainda estava num prazo razoável. Mas, eu compreendo de uma forma muito clara que já passou de qualquer razoabilidade”, disse o vereador ao Portal Amazonas1, nesta sexta-feira (9).

O objetivo da CPI da Amazonas Energia é investigar os cortes no fornecimento, supostamente realizados pela concessionária durante o período de calamidade pública, decretado desde o início da pandemia provocada pela covid-19, em 2020, bem como o descumprimento criminoso de decisões judiciais.

Leia mais: CPI da Amazonas Energia segue engavetada por 15 dias e vereador cobra presidente da CMM

De acordo com Rodrigo Guedes, ele vai continuar cobrando, visto que essa resposta à respeito da instalação ou não da comissão, deve ser dada não só a ele, mas à população amazonense.

“Agora eu pretendo essa semana, mais uma vez, cobrar, publicamente, porque a gente precisa de uma resposta, nós não podemos ficar sem essa resposta. É uma resposta que não é para mim, para o Rodrigo, é para a população. Se não a população, simplesmente, vai suspeitar de todas as formas possíveis e não sem razão”, afirmou.

Com a falta de atitudes de David Reis sobre o assunto, o vereador Rodrigo Guedes decidiu acionar o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para abrir uma investigação contra a concessionária de energia.

No documento, o parlamentar cita o caso mais recente de apagão em Manaus que ocorreu no último dia 2 de abril, quando vários bairros da cidade foram atingidos.

Leia mais: Bairros de Manaus ficam sem energia neste sábado; concessionária se explica

Nessa circunstância, a única atitude da concessionária foi emitir uma nota nas redes sociais, informando o ocorrido e que trabalharia para retornar os serviços em breve, “sem dar maiores informações sobre o ressarcimento dos prejuízos causados aos seus milhares de consumidos atingidos”.

O vereador foi questionado pela reportagem do Portal Amazonas1 se pretende recorrer aos órgãos superiores, a exemplo de senadores do Congresso, que acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para que fosse instalada a CPI da Covid-19 contra o governo federal, no Senado.

Em resposta, Rodrigo Guedes afirmou que não descarta a possibilidade. “Eu não descarto essa possibilidade. Mas eu acho que o parlamento que precisa dar essa resposta, porque a gente faz parte do parlamento. Agora é lógico que nessa última via, em caso da não resposta, isso aí não é descartado”, disse.

O Portal Amazonas1 também procurou a CMM para saber como está o andamento da análise da CPI e qual a previsão de uma deliberação. Porém, não houve retorno ao questionamento feito.