Manaus, 22 de maio de 2024
×
Manaus, 22 de maio de 2024

Cenário

Imbróglio no PDT confirma a ‘ideologia da conveniência’

Imbróglio no PDT confirma a ‘ideologia da conveniência’

A filiação forçada da vereadora Glória Carrate ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Manaus, traz de volta ao cenário eleitoral o contrassenso ideológico de políticos que buscam abrigo partidário para se eleger a qualquer custo. Há mais de 15 anos como vereadora de Manaus, o histórico de Carrate, que troca de partido a cada pleito, é o exemplo do que acontece com a maioria dos parlamentares no País.

A vereadora, que foi do Progressista (2004), do PMN (2008), do PSD (2012) e do PRP (2016), não tem em seu registro funcional na Câmara Municipal de Manaus (CMM) projetos de leis sobre políticas públicas voltadas ao trabalhador, tema central da sua nova legenda. E não há, em seus discursos, nada que remeta à diretriz da esquerda política, viés do PDT.

A ‘ideologia da conveniência’ de Glória Carrate não é uma exclusividade da vereadora; faz parte do político-padrão-brasileiro e faz lembrar o que defendia Ulysses Guimarães, na fundação dos primeiros partidos: “Os partidos políticos existem para tão somente alcançar o poder”.

Contexto da adesão

Sem partido, Glória buscou o PDT, em Manaus, mas foi rejeitada pela ‘não afinidade’. Ela conseguiu filiação via Executiva Nacional. A entrada da vereadora, também, reduziu as chances dos novatos conseguirem a segunda vaga na legenda, já que o vereador Diego Afonso está no páreo.

Resistência feminina

As pedetistas prometeram fazer resistência a Carrate que precisa ter o apoio das colegas de partido para formar os 30% de mulheres candidatas, percentual obrigatório pela legislação eleitoral.

‘Louis Vuitton’

Com histórico de 30 anos no PT e de luta sindical, um dos membros do PDT, Vital Melo, disse que a nova colega de partido usa o Parlamento, principalmente, para exibir acessórios de marcas, sem projetos concretos para os trabalhadores.

Bolsonaro e a ideologia

O secretário de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, Fábio Sampaio, virou notícia em Brasília ao pedir uma foto com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ser questionado sobre o partido do qual fazia parte e o prefeito do município, o Clóvis Curubão.

De que partido

Disse Fábio Sampaio ao Bolsonaro: “Presidente, queremos tirar uma foto com o senhor. Eu sou secretário de Saúde de São Gabriel da Cachoeira”, disse Sampaio. “Conheço”, respondeu Bolsonaro, que perguntou qual era o partido do secretário. Ele disse que era PHS.

Prefeito petista

“E o prefeito, qual o partido dele?”, perguntou Bolsonaro, querendo saber de que partido era o prefeito de São Gabriel. Sampaio hesitou e Bolsonaro, rindo, disse: “Sou macaco velho. Qual o partido dele? Me conta. É o PT”, gargalhou o presidente, mas ao final aceitou fazer as fotos.

Destaque nacional

Manaus foi destaque no jornal ‘O Globo’, desta segunda, ao mostrar que a cidade é a quinta capital brasileira em empregabilidade formal, segundo o estudo da consultoria Tendências, realizado a pedido do jornal carioca.

Aclamação no TCE

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) elege, nesta terça-feira, 15, às 10h, antes da 35ª sessão ordinária, o novo presidente da Corte, que administrará o órgão nos próximos dois anos. O conselheiro Mário de Mello deve ser aclamado, conforme as regras do regimento interno.

‘X-Caboquinho’

Iguaria amazônica, o ‘x-caboquinho’ agora é patrimônio cultural e imaterial de Manaus. De autoria do vereador Isaac Tayah (DC), o proposta de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus, nesta segunda, e foi à sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

 

(*) Esse conteúdo é publicado simultaneamente na Coluna Claro&Escuro do Portal D24am e do Jornal Diário do Amazonas