Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Coluna AM1

‘Injustiça’, diz Wilson Lima ao rebater críticas de Marina Silva sobre BR-319

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (29). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

‘Injustiça’, diz Wilson Lima ao rebater críticas de Marina Silva sobre BR-319

Sermão

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), se pronunciou, nesta quarta-feira (29), sobre as críticas da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE), de que asfaltar a BR-319 serviria apenas para passear de carro. Para o mandatário, “não é justo o que se faz com o Amazonas”.

População de joelhos

Segundo Lima, o Amazonas é cobrado, mas na hora de dar um retorno, o povo fica mendigando. “Infelizmente, isso é mais uma injustiça que o Amazonas sofre sob o discurso de preservação ambiental. Não tem como o governo federal atuar com um discurso de preservação colocando a nossa população de joelhos”, disparou o governador durante a apresentação da agenda do Amazonas na COP 28.

Crítica

Ontem, Marina foi um dos assuntos mais comentados na mídia local e também nas redes sociais dos políticos ao afirmar que não se rasga uma floresta nativa de 400 quilômetros “apenas para passear de carro, sem estar associado a um projeto produtivo”.

Sem culpa no cartório?

A ministra disse que estava há 15 anos fora do governo federal e, inclusive, usou isso para questionar a responsabilidade deste sobre a reconstrução da rodovia e também destacou a dificuldade de comprovar viabilidade econômica e ambiental da BR.

Confrontando

“O estado do Amazonas teve ministro dos Transportes, tem senadores, deputados federais, teve até um vice-presidente [da República], e durante esses 15 anos essa estrada não foi feita”, disparou a ministra ao senador Plínio Valério, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs no Congresso Nacional.

Mirando Plínio

Marina aproveitou para rebater os ataques de Plínio, de que ela é a grande responsável pelas obras de reconstrução da rodovia estarem paradas. Nos últimos quatro anos, a BR-319 ficou nas mãos do presidente Bolsonaro, mas só no último ano saiu a licença prévia. Até hoje, não tem pedido de licença de instalação, e isso é obrigação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

É de se estranhar?

De fato, Marina não esteve nos últimos 15 anos envolvida no governo federal, mas é bom destacar que, agora, está. A verdade é que sempre vai haver esse empecilho de um culpar o outro para que essa BR-319 seja reconstruída. No entanto, será que a ministra vê com bons olhos essa possibilidade de entregar aos amazonenses o direito de ir e vir? Ministra, não queremos pensar que a senhora atue com má vontade política.

Homem-morcego

A Câmara Municipal de Manaus aprovou um projeto de lei da vereadora Professora Jacqueline (UB), que insere, no calendário oficial de Manaus, o ‘Festival dos Morcegos’, a ser realizado nos dias 8 e 9 de outubro. A vereadora realmente está prestando um belíssimo trabalho para a sociedade, tendo em vista que Manaus não tem problemas maiores que um festival para morcegos. Parabéns, a senhora é uma mãe para o eleitor. Só não esqueça de convidar o Batman (homem-morcego) para a festa.

De volta

Depois de se ausentar das polêmicas, Coronel Menezes (PL), que vive um drama dentro do próprio partido, aproveitou para fazer uma live em homenagem ao senador Eduardo Braga (MDB) e ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). A live, denominada pelo compadre de Bolsonaro como “casamento político”, trouxe o que todo mundo já tá cansado de saber: um fala mal do outro e depois tá tudo bem. Coronel, muda essa fita. Traga novidades! Até o governador Wilson Lima já sabe que David está caminhando com Braga.

COP28

Wilson Lima anunciou que, na COP28, vai apresentar a agenda Amazonas 2030, que tem como meta o desmatamento líquido zero até 2030. Segundo o mandatário, o Estado também deve tratar sobre a comercialização dos créditos de carbono. “Essa é uma grande oportunidade para discutirmos a preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável do ponto de vista do amazônida”, enfatizou Lima.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI