Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Internação de Bolsonaro mobiliza apoiadores para motociata em Manaus

Mesmo sem a presença de Bolsonaro, apoiadores do presidente sairão às ruas de verde e amarelo em prol da saúde do líder do Brasil, neste sábado (17) em Manaus

Internação de Bolsonaro mobiliza apoiadores para motociata em Manaus

Foto: Arquivo / Portal AM1

MANAUS, AM – A internação do presidente Jair Bolsonaro pegou todos de surpresa. Aguardado em Manaus para participar da tradicional motociata, apoiadores fizeram uma contagem regressiva para a chegada do presidente, porém, nem mesmo o quadro de saúde do executivo é capaz de parar a onda de apoio bolsonarista, que deve percorrer as principais vias da zona Oeste da cidade em demonstração de admiração à figura política.

Os apoiadores devem se encontrar em frente ao Sistema de Proteção da Amazônia, na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. O início da motociata está marcado às 8h30, com um novo trajeto passando pela Ponte Rio Negro e finalizando na Praia da Ponta Negra, na mesma zona da cidade.

O presidente desembarcaria em Manaus nesta sexta-feira (16), onde cumpriria com uma agenda de compromissos. No sábado (17), rodeados de apoiadores, Bolsonaro desfilaria pelas ruas da cidade liderando a motociata. Porém, o parlamentar precisou cancelar a viagem após ter que realizar exames médicos para verificar a origem da crise de soluções, que enfrentava por mais de 10 dias.

Após o cancelamento da vinda de Bolsonaro, houve uma especulação de que a motociata não aconteceria. Porém, como forma de mandar energias positivas para o presidente, apoiadores estarão nas ruas de Manaus na manhã deste sábado, estampando as cores da bandeira do Brasil.

Leia mais: Em solidariedade a Bolsonaro, apoiadores realizam motociata em Manaus neste sábado

O evento com a presença do presidente era esperado em torno de 100 mil pessoas. Na última terça-feira (13), o evento já registrava cerca de 20 mil pessoas inscritas, o que aumentaria ao decorrer da semana. De acordo com o líder e fundador do Movimento Conservador Amazonas, Sérgio Kruke, o estado de saúde de Bolsonaro mobilizou não só os apoiadores, mas também parte da sociedade, que deve comparecer ao evento deste sábado em Manaus.

Foto: Reprodução / Instagram

No hospital, o presidente Jair Bolsonaro ainda questionou a equipe médica se poderia participar da motociata em Manaus, mas teve o pedido negado. Segundo o deputado Eduardo Bolsonaro, o presidente estava preocupado em cumprir a agenda de compromissos. “Ele estava preocupado com algumas coisas, vendo se seria possível na sexta-feira ir a Manaus para estar presente na motociata, mas, pelo menos com a presença dele, não será mais possível, infelizmente”, explicou o filho de Bolsonaro.

O deputado federal Alberto Neto, um dos principais apoiadores do governo federal no Amazonas, afirmou que o evento deste sábado é para reafirmar o apoio do povo amazonense ao presidente Bolsonaro. “O povo do Amazonas apoia o presidente, reconhece ele como um presidente que, mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia, não deixou faltar recursos e suporte para o Amazonas”, declarou.

Leia mais: Bolsonaro vai às redes sociais e diz que em breve voltará: ‘ainda temos muito a fazer’

Para Sérgio, o desejo do presidente de estar ao lado do povo manauara só demonstra o quanto ele tem apreço pela população e pela cidade. “Ele precisa descansar e fortalecer seu organismo, e apesar de sempre querermos estar perto dele entendemos que o momento não é ideal para uma viagem longa e teremos uma oportunidade logo logo de realizar um evento com a sua presença”, disse.

Religião e fé

Neste momento, a fé é importante para a recuperação do presidente. Bolsonaro, que afirma ser religioso, em alguns momentos inicia uma oração em coletivas de imprensa e em visitas a igrejas. Com isso, não seria diferente que admiradores fizessem o contrário. Desde a internação, apoiadores têm se unido cada vez mais e rezado pela melhora do presidente.

As hashtags #OremPeloPresidente e #ForçasBolsonaro dominaram os assuntos mais comentados do Twitter ao decorrer da semana. E, no dia da motociata em Manaus, os apoiadores devem se unir e realizar uma grande oração em prol da saúde do presidente, assim explica o fundador do movimento. “Esperamos que ele receba logo a alta médica. Nesse momento pedimos que ele tente descansar um pouco e se resguarde junto a sua família, termos muitas outras oportunidades de estarmos juntos aqui no Amazonas”, afirmou.

Foto: Reprodução / Instagram
Leia mais: Mesmo internado, Bolsonaro perguntou se poderia participar de motociata em Manaus

Motociata da esperança

O evento que chegou a ser cancelado após a internação de Bolsonaro, logo foi retomado como solidariedade. Com isso, todo o projeto que estava sendo executado continuou da mesma forma, assim explicou o líder do Movimento Conservador Amazonas.

Foto: Reprodução / Instagram

“Entramos em contato com as autoridades e como o evento já estava formatado não houve nenhuma barreira, só mudamos o ponto de chegada para não causar tanto transtorno no trânsito nas outra áreas da cidade”, explicou Sérgio Kruke.

Leia mais: Motociata de Bolsonaro em Manaus mobiliza políticos do Amazonas

Para o presidente do Movimento Direita Amazonas, Silvio Rodrigues, a realização da motociata indica que Manaus pode mostrar a força política para as outras cidades do Brasil, além disso, evidenciar que o Amazonas está fechado com o presidente Jair Bolsonaro, em uma possível reeleição.

Além de pedir pela melhora do presidente, os apoiadores também têm como pauta o voto auditável e a BR-319. De acordo com eles, para as eleições de 2022, é necessário que seja impresso o voto após que o eleitor deixar a urna. Com isso, a eleição se torna limpa e longe de fraudes.

Foto: Reprodução / Instagram

Também vão lutar pela recuperação da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho está em situação de abandono. Em alguns trechos não há pavimentos, o que causa prejuízo aos motoristas que tentam trafegar por ali. “Estamos nos dedicando ao máximo para o evento ser um sucesso e referência para os demais estados”, garantiu Silvio.

‘Mitoqueiros’

A visita de Bolsonaro era tão aguardada por apoiadores manauaras que foi lançado até uma marca. O “mitoqueiros”, junção da palavra mito com motoqueiro, é criação de movimentos de direita para a motociata deste sábado. Ainda em Brasília, o presidente recebeu um colete personalizado com a marca e prometeu usá-lo no evento em Manaus.

Os participantes da motociata em Manaus ainda concorrerão a brindes da marca, como sorteio de camisas, máscaras de proteção e canecas personalizadas com o slogan dos “mitoqueiros.”

Leia mais: Apoiadores prometem que Manaus fará a maior motociata do Brasil