
Foto: (Reprodução/ Amigos da BR 319)
Brasília (DF) – O inverno amazônico não faz muita surpresa quando se trata da BR- 319. Sem a licença para pavimentação, a situação dos trabalhadores que passam pela região neste período é de atenção e cuidado.
Na madrugada desta terça-feira (8), várias carretas atolaram no trecho que liga o Distrito de Realidade e Humaitá, município assolado pelas fortes chuvas.
A situação foi relatada ao Portal AM1, pelo presidente da associação Amigos da BR-319, André Marcílio. Para ele, o trecho que causou o atoleiro “sempre foi bom no inverno”.
Nas imagens, é possível verificar o caos instalado pelos temporais, e a recomendação para os veículos pesados era aguardar o auxílio da empresa que administra o trecho.
Os motoristas foram orientados pelo grupo a “manter o cuidado e a atenção”.
Nesta manhã, alguns caminhões ainda estavam parados no modal, aguardando o auxílio das máquinas da empresa, responsável pela manutenção da região.
Dois tratores foram enviados pela empresa contratada para “resolver a situação”.

Foto: (Reprodução/ Amigos da BR-319)
A reportagem entrou em contato com o engenheiro civil da empresa CMM, Pedro de Queiroz, para entender o que tem sido feito neste período de chuvas constantes.
Queiroz pontuou que nesta época do ano é comum que os atoleiros ocorram e destacou que a CMM está ciente do problema e enviou uma equipe técnica para liberar o tráfego da via. Além disso, como medida paliativa, deve ser aplicado no local “pedra rachão”.
“Neste momento, uma equipe técnica com equipamentos mobilizados já está se deslocando ao local para liberar o tráfego e iniciar os serviços necessários. Será aplicado material de pedra rachão no segmento afetado, visando resolver de forma mais duradoura o problema de atoleiros. Paralelamente, seguimos com os trabalhos de manutenção no trecho que vai de Realidade até o Piquiá, conforme o planejamento em andamento,” disse o engenheiro.
LEIA MAIS
- PSDB aciona STF para garantir pavimentação da BR-319 e igualdade de direitos ao AM
- BR-319 chega ao STF: pavimentação da estrada pode ter decisão histórica
- Investimentos da LDO 2022 incluem asfaltamento da BR 319 no AM
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.