
Receita dá dicas para não cair no golpe do pix - Foto: (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
Manaus (AM) – Até as 17h desta quinta-feira (20), a Receita Federal recebeu 2.268.983 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025 em todo o Brasil, o que representa 4,9% dos 46,2 milhões de documentos esperados para este ano. No Amazonas, os números ainda são parciais, mas a expectativa é que o estado acompanhe a tendência nacional de crescimento no número de declarações.
A Receita Federal espera um acréscimo de quase 7% no número de declarações em comparação a 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de documentos, o que reflete um cenário de maior conscientização sobre a importância do cumprimento das obrigações fiscais.
No Amazonas
De acordo com a Receita Federal, aqui no Amazonas mais de 520 mil pessoas estão aptas a fazer a declaração do Imposto de Renda 2025. O órgão começou a receber as declarações na última segunda (17) e o prazo segue até o dia 30 de maio.
Quem deve declarar Imposto de Renda no Amazonas?
Assim como em todo o Brasil, as pessoas físicas no Amazonas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou que obtiveram receita bruta da atividade rural superior a R$ 169.440, devem fazer a declaração. Este ano, a Receita Federal destaca a importância de regularizar a situação fiscal, pois o não cumprimento das obrigações pode resultar em multas e juros.
No entanto, é importante ressaltar que muitas pessoas que vivem em áreas rurais do Amazonas, onde a renda média pode ser mais baixa, podem estar dispensadas da declaração, especialmente aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024. No entanto, deve-se atentar a outros critérios de obrigatoriedade, como a posse de bens ou a realização de atividade rural com receita significativa.
Prazo, evite multa!
O prazo para o envio da declaração vai até 30 de maio, e é fundamental não deixar para última hora, principalmente no Amazonas, onde as dificuldades logísticas podem aumentar a demanda nos últimos dias. Não perder o prazo pode resultar em uma multa que varia de 1% a 20% do valor devido, dependendo do tempo de atraso.
Além disso, aqueles que tiverem dúvidas sobre o preenchimento da declaração podem contar com diversos canais de atendimento online da Receita Federal, incluindo chat, tutoriais e o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Mesmo em áreas mais remotas, a internet está se tornando cada vez mais acessível, e os contribuintes do Amazonas podem buscar auxílio para evitar erros comuns ao preencher o IR.
Com o aumento do número de declarações no estado e a continuação de políticas de estímulo à formalização, é importante que o amazonense mantenha sua situação fiscal regularizada, para garantir não apenas o cumprimento das obrigações, mas também a possibilidade de acesso a benefícios, como a restituição do Imposto de Renda.
Passo a passo para download do programa
- No site da Receita Federal, acesse a aba “Programas”
- Clique no botão “Programas de Declaração”
- Em seguida, selecione a opção “Imposto de Renda (DIRPF)”
- Caso esteja no computador, clique em “Baixar Programa”
- Se estiver no celular, selecione o botão “Baixar App”
- É possível selecionar o sistema operacional de acordo com o computador. A Receita Federal oferece o programa de declaração do Imposto de Renda para os sistemas macOS, Linux e Windows
- Além dos programas disponíveis, o usuário pode preencher e emitir a declaração do Imposto de Renda de forma online. Para isso, basta selecionar o botão “Fazer Online” na aba “Download do Programa de Imposto de Renda”.
LEIA MAIS:
- Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
- Antigo prédio da Receita Federal em Manaus será moradia popular
- Receita já recebeu mais de 1,5 milhão de declarações do IR
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.