Manaus, 17 de abril de 2024
×
Manaus, 17 de abril de 2024

Cenário

Irmã do ministro Mauro Campbell é favorita para ser nova desembargadora do TJAM

A promotora Vânia Marques Marinho conta com o apoio do irmão que é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Irmã do ministro Mauro Campbell é favorita para ser nova desembargadora do TJAM

A votação para formação da lista sêxtupla com candidatos do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para disputa de uma vaga a desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deixou clara que a promotora Vânia Mara Marques Marinho é a favorita. Ela é irmã do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell.

Na formação da lista sêxtupla, em votação virtual realizada nesta quinta-feira (25), a promotora foi disparada a mais votada entre os sete candidatos. Vânia recebeu 107 votos, enquanto que o segundo colocado, o promotor Paulo Stélio Guimarães, recebeu 27 votos. O terceiro colocado, o promotor Luiz Alberto Vasconcelos, obteve 19 votos. A lista ainda é completada pelos promotores Mário Ypiranga Monteiro Neto, Carlos José Alves de Araújo e Mirtil Fernandes do Vale, que receberam, respectivamente, nove, quatro e dois votos.

Essa lista sêxtupla será encaminhada para o Tribunal de Justiça. Os membros da Corte do TJAM vão avaliar os nomes e eleger uma lista tríplice. Dessa lista o governador Wilson Lima (PSC) vai definir quem será o novo desembargador. O escolhido vai ocupar a vaga do desembargador Djalma Martins, referente ao 5º constitucional; o magistrado está aposentado.

Na preservação da boa relação entre os Poderes, geralmente o mais votado na lista formada pelo Ministério Público se torna o desembargador, mas isso pode mudar. Contudo, o ministro Mauro Campbell conta como um ótimo cabo eleitoral para a irmã. Mauro Campbell é ex-membro do MP-AM sendo o único amazonense a ser membro de uma corte superior da Justiça no Brasil.

Resultado da eleição

Na escolha do sexto integrante da lista houve um empate entre os promotores Mirtil do Vale e Rogério Santos, o primeiro garantiu a vaga pelo critério de maior tempo de serviço no MP.

Mais vagas

Além da vaga deixada pelo desembargador Djalma Martins, o TJAM ainda vai escolher outros dois novos membros para ocupar os lugares deixados pelo desembargador Sabino Marques, que também se aposentou e pelo desembargador Aristóteles Thury que faleceu por conta da covid-19.