Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Brasil

Já são 772 áreas atingidas por óleo no Nordeste, ES e RJ

Pesquisadores apontam que o petróleo também foi encontrado no organismo de animais diversos. O impacto ambiental do óleo pode persistir por década, afirmam

Já são 772 áreas atingidas por óleo no Nordeste, ES e RJ

O número de praias, rios, ilhas e mangues atingidos por óleo continua aumentando. Balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nessa segunda-feira, 25, revela um total de 772 localidades atingidas.

Ao todo, ao menos 124 municípios de todos os nove estados do Nordeste, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde 30 de agosto.

O balanço também indica que 21 localidades ainda estão com manchas de óleo, outras 455 têm fragmentos da substância e 296 são consideradas “limpas”.
Os pontos com mais de 10% de contaminação estão exclusivamente em Alagoas (5), na Bahia (12), no Piauí (1) e no Sergipe (3).
Dentre os locais ainda com óleo, 34 ficam na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil. O espaço tem cerca de 120 quilômetros de praias e mangues em Pernambuco e Alagoas.

Por unidade federativa, as localidades ainda oleadas se distribuem da seguinte forma: