Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

Janjão entra em campo pelo esporte, mas acaba no ‘banco de reservas’ em comissão

Apesar de ter o esporte como bandeira, Janjão não garantiu a presidência nem a vice da Comissão de Esportes na CMM. Agora, busca protagonismo com a reativação da Secretaria Municipal de Esportes.

Janjão entra em campo pelo esporte, mas acaba no ‘banco de reservas’ em comissão

(Foto: Ivan Câmara/Assessoria)

Manaus (AM) – Sem ocupar a presidência ou vice-presidência de ao menos uma das 24 comissões técnicas da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador João Paulo Janjão (Agir) busca a reativação da Secretaria Municipal do Esporte.

Na biografia disponível no site da Câmara Municipal, Janjão destaca o esporte como uma de suas principais bandeiras. No entanto, ele não conseguiu garantir nem mesmo a vice-presidência da Comissão de Esportes. No comando, está o vereador veterano Mitoso (MDB), fundador do Manaus FC. O cargo de vice-presidente ficou com o vereador Capitão Carpê (PL).

Atuando apenas como membro titular na Comissão de Esportes, Janjão apresentou, na terça-feira (11), uma indicação para recriar a Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer. Segundo ele, a proposta reforça seu “compromisso com o fortalecimento do setor esportivo na cidade”.

Dois dias antes, a imprensa local já veiculava a informação de que uma reforma administrativa estaria sendo planejada na gestão de David Almeida e que a secretaria de Esportes seria recriada, ou seja, sem necessidade de o vereador protocolar indicação ou qualquer outro tipo de requerimento. A ação foi vista por alguns como “oportunismo”.

O vereador argumenta que a reativação da pasta atende a uma promessa de campanha e garantiria mais estrutura, investimentos e oportunidades para atletas, jovens e projetos esportivos locais.

“Essa reforma, no sentido de reativar a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, é uma vitória para todos na cidade de Manaus. Meu compromisso com o esporte vai além de uma presidência ou vice-presidência em uma comissão. O esporte é minha profissão, minha vida e foi o que me trouxe até aqui”, afirmou Janjão.

Além da Comissão de Esportes, Janjão também ocupa cadeiras como titular na 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, 13ª Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minoria, 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher e 23ª Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Aliado do prefeito David Almeida (Avante), Janjão votou em David Reis (Avante) para a presidência da Câmara Municipal. Ele também busca ganhar espaço ao lado do prefeito em entregas da gestão municipal, especialmente em projetos voltados ao esporte, como a inauguração dos complexos esportivos da comunidade Ouro Verde e do bairro Armando Mendes, ambos na zona Leste de Manaus.

O partido Agir tem três representantes na Câmara Municipal de Manaus, mas apenas o novato João Paulo Janjão não garantiu a presidência ou vice-presidência de nenhuma das 24 comissões técnicas.

Por outro lado, Rosinaldo Bual (Agir) assumiu a presidência da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, enquanto Dione Carvalho (Agir) conquistou a vice-presidência da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

LEIA MAIS: