Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

Vereadores novatos assumem a presidência de sete comissões na CMM

Vereadores recém-eleitos garantem o comando de sete comissões na Câmara Municipal de Manaus, com destaque para estreantes na política que assumem cargos estratégicos.

Vereadores novatos assumem a presidência de sete comissões na CMM

Novatos comandam sete comissões na CMM (Foto: Cleuton Silva/Dicom)

Manaus (AM) – Os vereadores recém-eleitos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) garantiram o comando de sete comissões na Casa Legislativa.

O vereador mais votado do pleito, Sargento Salazar (PL), que recebeu 22.594 votos, assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Sociocomunitários e Legislação Participativa.

Embora essa não seja uma das comissões mais visadas, Salazar garantiu um espaço na estrutura legislativa da Casa.

O segundo vereador mais votado, Zé Ricardo (PT), com 17.395 votos, ficou à frente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias, ao lado de João Carlos (Republicanos).

Economista e advogado, Zé Ricardo tem uma trajetória política consolidada, tendo exercido os mandatos de vereador em 2004 e 2008, deputado estadual em 2012 e deputado federal em 2019, quando chegou a ser vice-líder do Partido dos Trabalhadores.

Em 2023, integrou a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional na Câmara de Deputados.

Ontem, de acordo com informações oficiais da Comunicação da CMM, Aldenor Lima (União Brasil) havia sido anunciado como presidente da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

No entanto, em uma mudança inesperada, a presidência, agora, passa para o vereador mais votado do União Brasil, Marco Castilhos, que anteriormente ocupava apenas a vice-presidência da Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Transparência.

Outro novato na política, Coronel Rosses (PL), que tentou se eleger vereador em 2020, sem sucesso, conseguiu alcançar a presidência da 22ª Comissão de Segurança Pública Municipal. Ele substitui Roberto Sabino (Republicanos), que agora ocupa a vice-presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural.

A Comissão de Segurança Pública Municipal tem como atribuição a prevenção da violência e criminalidade, além de fiscalizar a aplicação de políticas públicas e projetos relacionados ao tema.

A nova composição tem dois estreantes no comando: Coronel Rosses como presidente e Rodrigo Sá (Progressistas) como vice-presidente.

Rodrigo Sá, além da vice-presidência da Comissão de Segurança Pública Municipal, também assumiu a presidência da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Outros vereadores que garantiram a presidência de comissões foram Rodinei Ramos (Avante), na 5ª Comissão de Agricultura e Política Rural, e Paulo Tyrone (PMB), na 19ª Comissão de Defesa do Consumidor.

Vice-presidência

Além da Comissão de Segurança Pública Municipal, outras pastas estratégicas também ficaram sob a liderança de novos parlamentares.

A vice-presidência da Comissão de Defesa do Consumidor ficou com Eurico Tavares (PSD).

Os vereadores recém-eleitos Aldenor Lima (União Brasil), João Paulo Janjão (Agir), Pai Amado (Avante), Sérgio Baré (PRD) e Saimon Bessa (União Brasil) não conseguiram ocupar cargos de presidência ou vice-presidência em nenhuma comissão da CMM.

 

LEIA MAIS: